Inventário Municipal do Arvoredo em Meio Urbano
As árvores e espaços verdes da cidade são elementos fundamentais para o bem-estar de todos. Estes oferecem vários benefícios para além da proximidade com a natureza, como a depuração do ar contaminado pelo tráfego rodoviário e indústria, redução da poluição sonora, regulação microclimática, incremento da biodiversidade animal, entre outros.
Por isso, a gestão e manutenção do património arbóreo é de grande importância e deve seguir normas ao nível do planeamento e inventário. A recolha e aquisição de informação georreferenciada relativa ao inventário municipal do arvoredo em meio urbano, deve incluir os seguintes elementos:
- Espécie e variedade;
- Dimensões;
- Idade aproximada;
- Estado fitossanitário;
- Geolocalização;
- Razões para a sua classificação.
A InfoPortugal desenvolve procedimentos e aplicações que permitem o cadastro e gestão dos diferentes temas do município, como complemento à produção de cartografia. Recorrendo a meios próprios para recolha de imagens aéreas e terrestres, conseguimos obter uma cobertura integral de grande resolução de um concelho, para que fiquem disponíveis num Sistema de Informação Geográfico.
Desta forma, é possível criar uma base de dados geográficos com informação detalhada do inventário municipal do arvoredo e agregar numa plataforma de gestão online, o webSIG. Este é a tecnologia mais indicada para a divulgação, partilha e atualização do inventário, tornando-se numa ferramenta de apoio à tomada de decisão estratégica, técnica e operacional em matéria de espaços verdes.
Para saber mais sobre os nossos serviços de Cartografia entre em contacto connosco e conheça o estudo de caso do Município de Setúbal: https://www.mun-setubal.pt/patrimonio-verde-georreferenciado/
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!