Cartografia Topográfica: Valor Utilização Atual

Na Cartografia Topográfica as especificações técnicas utilizadas para a identificação e caracterização dos objetos geográficos tem uma enorme importância. As regras acordadas relativas a estas nomenclaturas determinam não só a informação que é recolhida mas também a sua finalidade. A recolha e o uso desta informação é de grande interesse para a administração pública central e local, produtores ou simplesmente utilizadores de informação geográfica.

Um dos grandes focos da Cartografia Topográfica é a recolha da identificação e caracterização geográfica dos edifícios existentes no território. Existem diversos critérios de diferenciação para estes elementos, um deles é o Valor Utilização Atual. Este permite classificar e especificar qual a finalidade à qual o edifício se destina presentemente. Assim, este valor permite distinguir, por exemplo, entre habitações, edifícios sociais, locais de culto, saúde, cultura, e outros.

No entanto, este parâmetro sofria de algumas limitações. Uma delas era a impossibilidade de se atribuir a um único edifício diferentes utilizações. Por exemplo, no caso de uma estrutura cujo rés-do-chão se destina ao comércio local enquanto o primeiro andar se destina a habitação não existia a possibilidade de atribuir ambas as utilizações ao mesmo edifício.

Para combater essas e outras situações entraram em vigor novas especificações técnicas que constituem normas oficiais. Estas novas normas têm em vista adaptar a Cartografia Topográfica aos desenvolvimentos tecnológicos e às necessidades atuais dos utilizadores de informação geográfica. Algumas delas dizem respeito justamente à atribuição do Valor Utilização Atual de um edifício e agora já é possível atribuírem-se múltiplas utilizações à mesma construção.

Uma alteração, aparentemente simples, à forma como se catalogam e identificam os edifícios está a contribuir para aumentar amplamente a riqueza da informação das bases de dados permitindo assim encarar e estudar esta área de uma nova perspectiva.

Na InfoPortugal estamos atentos a estes fatores e estamos dedicados à atualização e aperfeiçoamento contínuo das nossas bases de dados para assim proporcionarmos informação mais completa, fiel e corrente.

Para saber mais sobre as bases de dados geográficos veja os nossos serviços ou fale connosco.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *