Base de Dados Geográfica PO SEUR

O Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) tem uma forte implementação no território português, fazendo por isso todo o sentido que exista informação georreferenciada das operações cofinanciadas. O PO SEUR dispõe de um vasto repositório de ficheiros geográficos e necessitava de estruturar em tabela de dados relacionais, de forma a agilizar e otimizar a sua utilização. Pretendia, portanto, um modelo de dados agregador da informação geográfica, das diferentes tipologias de operações.

A InfoPortugal foi responsável pela criação de uma Base de Dados Geográfica (BDG) que permite definir um modelo de análise espacial, de forma a planear e monitorizar a implementação de determinadas medidas no território, financiadas pelo PO SEUR.

A implementação da BDG na gestão do Programa proporcionou imensas vantagens, entre as quais se destacam:

  • garantir uma maior segurança dos dados;
  • armazenamento, manutenção da integridade e a consistência dos dados de um modo eficiente, permitindo um ambiente multi-utilizador;
  • existência de mecanismo de indexação espacial, tornando mais eficiente a gestão de dados geométricos, guardados e registados na BD e visíveis para todos os utilizadores;
  • suporte de quantidades enormes de dados, utilizadores e variedade de datatypes;
  • desenvolvimento de um sistema de informação geográfica que garanta o armazenamento, a pesquisa, a visualização e a disseminação de informação geográfica relevante para a gestão do Programa, permitindo efetuar análises espaciais.

De modo a facilitar a interação com a BDG, foi desenvolvido um plugin QGIS com as funcionalidades de consulta de relatórios de sincronização, arranque do processo de sincronização manual, geração e consulta de fichas de projeto. Para além do plugin, a InfoPortugal também prestou uma componente formativa à equipa do PO SEUR, para a gestão e manuseamento da base de dados geográfica.

Por fim, conseguiu-se implementar a interoperabilidade da BDG com a infraestrutura existente de Base de Dados do SISEUR (componente alfanumérica dos dados), que por sua vez é interoperável com o Balcão 2020, com sincronização diária. Desta forma, através da BDG é finalmente possível fazer análises espaciais, através do cruzamento de diferentes variáveis, avaliando os efeitos territoriais dos apoios do programa e a criação de relatórios com indicadores integrados, necessários às ações de gestão e monitorização do Programa.

A solução implementada pela InfoPortugal veio responder a questões e problemas do PO SEUR, relativamente à capacidade de fazer análises geoespaciais essenciais para a boa compreensão do seu negócio e determinante do ponto de vista do Business Intelligence.

Para saber mais sobre os nossos serviços de Sistemas de Informação Geográfica consulte o nosso portfolio ou entre em contacto connosco.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *