Turismo Inteligente e Mapas Interativos

O incentivo ao Turismo Inteligente tem dado vários passos na Europa, com vista a promover cidades que se destacam por integrar práticas de turismo com utilização de tecnologias e dados, para tornar a experiência turística mais personalizada, sustentável e eficiente. Existe a conhecida iniciativa “Capital Europeia do Turismo Inteligente” que reconhece cidades que se distinguem em quatro categorias: sustentabilidade, acessibilidade, digitalização, bem como património cultural e criativo.

Com a integração da tecnologia e dados, o Turismo Inteligente visa melhorar a experiência dos turistas e otimizar a gestão dos destinos turísticos. Para isso, são necessárias ferramentas e dados georreferenciados, para a criação de produtos e serviços digitais que promovam a igualdade de oportunidades e acesso para todos os visitantes, o desenvolvimento sustentável das áreas locais, o apoio às indústrias criativas e a preservação do património. Neste contexto, torna-se evidente que os mapas interativos desempenham um papel fundamental neste processo:

  • Informações em Tempo Real
    Uma das grandes vantagens dos mapas interativos é a capacidade de fornecer informações em tempo real, por exemplo, atualizações sobre o trânsito, condições meteorológicas, horários de funcionamento de pontos de interesse e eventos, etc. Com este tipo de informações, os turistas podem evitar engarrafamentos quando visitam uma cidade movimentada e encontrar rotas alternativas.
  • Interatividade e Envolvimento
    Os mapas digitais não são apenas ferramentas de navegação. Também oferecem uma experiência envolvente e interativa com informação complementar. Os turistas podem visualizar visitas virtuais 360º ou participar em experiências de realidade aumentada. Esses recursos tornam a exploração de destinos mais envolvente e informativa.
  • Ferramentas de previsão
    A análise do histórico e dados de contexto geográfico ao longo do tempo, permite realizar estimativas e previsões futuras para auxiliar na tomada de decisão. No setor de turismo, as ferramentas de previsão são utilizadas para entender a procura turística para cada local em determinada época do ano. Desta forma, os mapas interativos permitem uma visualização geográfica dessa evolução, como por exemplo, os heatmaps, para desenvolver melhores estratégias de marketing, gestão e alocação de recursos, deteção e previsão de problemas.
  • Sistemas de recomendação e personalização
    A personalização da experiência de acordo com os interesses do utilizador é já um dado adquirido pelo visitante em geral. Com a ajuda de algoritmos e inteligência artificial, os mapas podem sugerir atrações, restaurantes e atividades baseadas no histórico de navegação e nas avaliações de outros utilizadores.
  • Acessibilidade
    Atualmente, o tema da acessibilidade na tecnologia é uma prioridade, para garantir que todas as pessoas, independentemente de limitações físicas ou cognitivas, tenham acesso ao Turismo. Isto inclui implementar novas tecnologias no contexto dos mapas, tais como: modo noturno, traduções automáticas ou avatares de IA que vocalizam os textos, guias audiovisuais e outras funcionalidades adaptadas para diferentes necessidades.
  • Sustentabilidade e Turismo Responsável
    Os mapas também contribuem para um turismo mais sustentável e responsável. Ao fornecer informações sobre práticas ecológicas, opções de transporte sustentável e locais menos conhecidos, é possível reduzir o impacto ambiental do Turismo. Além disso, ao promover destinos menos frequentados, irá resultar numa melhor distribuição do fluxo de turistas, evitando a superlotação de pontos turísticos populares. Por exemplo, o uso de sensores para monitorização do fluxo de visitantes permite perceber e analisar a afluência de visitantes nas várias zonas do destino turístico.


Concluindo, os mapas interativos são ferramentas indispensáveis para a experiência turística, oferecendo uma combinação de conveniência, personalização e interatividade, mas também visualizações fundamentais de dados georreferenciados para gestores de destinos turísticos. Dotar os destinos turísticos com equipamentos que potenciem o Turismo Inteligente, irá fomentar experiências mais conectadas, acessíveis e sustentáveis, beneficiando tanto turistas quanto as cidades que os recebem.

Para saber mais sobre este tema entre em contacto connosco ou consulte as nossas Soluções de Turismo.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *