ortofotomapa produzido por Infoportugal

Ortofotomapas: 7 aplicações que vão além da visualização da superfície terrestre

Precisa de mapas rigorosos do terreno a um preço competitivo? Mapas com imagens reais de grandes extensões ou apenas de um determinado local? Integrar dados em Sistemas de Informação Geográfica (SIG)?

Os Ortofotomapas são o produto da fotografia aérea, ideal para este tipo de solução. Um ortofoto é um mapa realizado a partir de fotografia aérea ortorrectificada, ou seja, isento das distorções causadas pela inclinação da câmara e pelo relevo. Assim, a reconstrução da fotografia aérea permite criar uma imagem plana e contínua do território fotografado, possibilitando a criação de mapas com imagens reais.

Destacamos 7 aplicações na utilização de Ortofotomapas e as suas potencialidades nas várias áreas e mercados:

1. Extrair informação cartográfica a partir da imagem – áreas verdes, áreas urbanas, informação das vias, hidrografia, etc – permitindo produzir e atualizar mapas de forma mais rápida e mais económica;

2. Elaborar estudos de ocupação do solo, por exemplo, estudos de erosão, impactos ambientais, crescimento da malha urbana (…);

3. Apoio no planeamento de território: validação da informação e incrementação da mesma;

4. Integração na divulgação turística: visualização do território aplicado em soluções de Turismo;

5. Execução de cadastro predial: o ortofotomapa oferece mais rigor e resolução que a imagem satélite, o que permite delinear áreas com mais precisão, de forma a se conseguir informação de cadastro com mais detalhe de informação.

6. Estudo comparativo da evolução do território ao longo do tempo, através da sobreposição dos ortofotomapas dos diversos anos;

7. Integração em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), tornando o orto como base cartográfica de mapas e sistemas de navegação.

A InfoPortugal dispõe de uma equipa experiente e meios próprios para a produção de Ortofotomapas Digitais com resoluções espaciais que podem ir desde os 30cm aos 7cm/pixel.

Para saber mais sobre Ortofotomapas, entre em contacto connosco ou veja um dos nossos casos de estudo.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *