Mapa esférico

Mapas esféricos: novas formas de visualizar mapas

Ao longo dos anos a tecnologia tem vindo a evoluir radicalmente. Esta evolução tem, consecutivamente, feito com que a forma como interagimos com o mundo evolua igualmente. 

Alteramos a forma como fazemos compras, utilizamos serviços e comunicamos. Deixamos de ver videos e de ouvir musica transmitida e mudamos para tecnologias on-demand. 

E temos presente na palma das nossas mãos toda a informação que possamos desejar. 

Os mapas não são uma excepção quando se fala em mudanças provocadas pelo aparecimento de novas tecnologias. Hoje em dia a principal fonte de informação já não é a imagem recolhida por satélite. O vídeo, LiDAR (uma tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz reflectida) e radar estão a ganhar terreno. No entanto, esta mudança não se limita à forma como a informação é captada. A visualização e interação com os mapas também evoluiu. 

Se aliarmos a projeção tridimensional das imagens captadas com tecnologias de realidade virtual obtemos uma forma inovadora de percepcionar os mapas. Os mapas esféricos são o resultado desta junção de tecnologias e permitem-nos aceder a novas perspectivas. Nestes mapas a perspectiva não está fixa, dando liberdade ao observador de escolher e explorar livremente a sua área envolvente. Mantêm-se as vantagens de uma vista aérea convencional mas com a mais valia de um panorama.  

https://www.facebook.com/infoportugal.sa/photos/rpp.156596014360598/2629897420363766/?type=3&theater

Com os mapas esféricos é possível:

  • Escolhermos previamente a altitude do observador
  • Mover livremente a câmara em qualquer direção 
  • Ter uma percepção do espaço tridimensional
  • Definir a escala da área a observar 

Trata-se portanto de uma ferramenta que confere ao utilizador uma enorme liberdade ao interagir com mapas e essencialmente uma nova perspectiva que abrirá sem dúvida caminho para novas possibilidades. 

Para saber mais sobre Mapas ou outros serviços de cartografia e fotografia aérea, entre em contacto connosco.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *