O valor dos dados geoespaciais
Os dados geoespaciais são informações que descrevem vias, infraestruturas, eventos como o trânsito, ou outros objetos relativos a um local específico. Este tipo de dados normalmente combinam informações de localização (coordenadas) e informações de atributo (as características do objeto) com informações temporais (data de recolha, atualização, duração, etc).
A análise de dados geoespaciais, ou mais simplesmente a análise geoespacial, é a recolha, processamento e apresentação de informações que possuem uma componente geográfica. Estes dados podem fornecer insights sobre as relações entre variáveis e revelar padrões e tendências.
A importância dos dados geoespaciais prende-se com a estruturação e a organização em bases de dados geográficas de forma a permitir análises e estudos muito variados, por isso é transversal a várias áreas de negócio, essenciais para a sociedade atual. Existem vários estudos e conferências cujo tema central consiste em debater questões relacionadas com as novas tendências tecnológicas para a acessibilidade e reutilização de dados, bem como as técnicas atuais de observação e representação geoespacial.
Em resumo, os dados geoespaciais têm um valor inestimável em muitos setores, desde o planeamento urbano, ordenamento e gestão do território, informação de trânsito, meteorologia, etc, e sua importância continuará a crescer à medida que mais tecnologias e novos estudos emergem.
Na InfoPortugal, estamos comprometidos em fornecer serviços de alta qualidade, impulsionados pela inovação tecnológica e pela precisão dos nossos produtos cartográficos. Como tal, possuímos a maior e mais completa base de dados geográfica do país, que vai sendo atualizada por uma equipa especializada.
Para saber mais sobre os nossos serviços de Sistemas de Informação Geográfica e Cartografia, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!