Análise de informação tridimensional

A informação tridimensional tem sido uma tendência crescente nos SIG (Sistemas de Informação Geográfica). Mais do que apenas uma componente estética, a vertente 3D proporciona uma representação melhor do mundo real e oferece novas soluções. Alguns problemas podem apenas ser resolvidos através de uma análise tridimensional.

O crescimento da importância deste tipo de informação dentro da área dos SIG deve-se bastante ao significativo aparecimento de inúmeras formas de criar, mapear e medir informação tridimensionalmente. Modelos digitais de terreno e de superfície, nuvens de pontos, modelos 3D e realidade aumentada são exemplos de formatos que geram dados 3D.

Assim que adicionamos a vertente tridimensional, por exemplo, a um mapa (um formato tradicionalmente bidimensional) abrem-se diversas novas possibilidades de medição de informação tais como alturas, volumes e pontos de vista. Os SIG enriquecem muito com a implementação deste elemento. 

A tridimensionalidade proporciona, portanto, novas formas de se analisar a informação geográfica recolhida. Estes tipos de análise podem ser:

  • Geométrica  Quando se tem em conta a sobreposição ou distância entre diversos objetos, tendo como base os três eixos da sua geometria.

  • Visibilidade – Quando se estuda o ponto de vista de um determinado objecto para se compreender o impacto que o seu ambiente terá nele. Ou quando se procede a uma análise de projeções de sombra de um objeto no seu ambiente.

  • Cálculos de superfície e área – Quando se mede o tamanho de uma superfície irregular ou o volume de um objeto tridimensional.

 

Todas estas formas de encarar os dados tridimensionais alteram a forma como interagimos com os sistemas de informação geográfica e aumentam as possibilidades e soluções que podemos atingir com eles. Os SIG juntamente com o complemento da informação tridimensional são, sem dúvida, um grande pilar para a gestão consciente do nosso futuro.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *