Gamification no Turismo

A aplicação de uma dinâmica de jogo aplicada em áreas ou atividades diferentes para envolver e cativar utilizadores é o fenómeno a que se designa de gamification. Esta estratégia foi inicialmente utilizada na Educação, em que se procurou tornar a aprendizagem de uma forma lúdica e divertida, na qual os alunos são incentivados a aprender através de jogos e desafios, também designada de Edutainment. O rally paper, o caça ao tesouro e, mais recentemente, o geocaching podem ser considerados os primeiros indícios desta “gamificação” da descoberta de um ou vários locais, que facilmente se percebe a sua aplicação no Turismo.

No Turismo, a tecnologia torna-se uma grande aliada, pois veio permitir criar apps e ferramentas que convidam os utilizadores a explorar um destino turístico de uma forma inovadora, como uma descoberta ou um desafio. São aplicados vários elementos de jogo, como pontos, rankings de utilizadores, missões, feedback, níveis, progressão e conquistas para envolver e motivar o turista. Quizzes, missões, desafios são formas de criar jogos que convidam o turista a explorar a cidade, estimulando-o a procurar pontos de interesse turísticos ou conseguir obter níveis de pontuação onde podem ganhar estadias em hotéis, passagens aéreas com descontos ou aceder a outras promoções.

Um elemento importante na gamification do turismo é o storytelling, ou seja, a possibilidade de contar uma narrativa ou dar a conhecer uma história com a progressão no jogo. O jogo pode também tornar-se uma forma de adquirir novos conhecimentos ou desenvolver novas habilidades, criando uma relação emocional entre o visitante e o destino turístico. Desta forma, a criação de novos jogos à volta do mesmo local ou cidade, convida o visitante a voltar a visitar o destino para conseguir descobrir coisas novas ou obter melhores classificações. A personalização da experiência é cada vez mais valorizada e a gamification permite não só um grande nível de identificação pessoal e envolvimento emocional com o destino, como também vem criar relações com os outros utilizadores e incentivar a partilha de scores.

O processo de gamification aplicado a Soluções Tecnológicas de Turismo é ainda uma estratégia recente com muito que explorar e pode assumir as mais variadas formas e dinâmicas de jogo. Por exemplo, a realidade aumentada que mistura elementos virtuais com geolocalização, permite a interação entre visitantes e os locais onde eles estão, em tempo real. Um ponto turístico, um café, uma livraria podem facilmente tornar-se o cenário para o próximo jogo. Pensar em plataformas temáticas de turismo para o desenvolvimento destes jogos pode ser uma forma de ajudar a encontrar novas ideias, tudo depende da criatividade e do profundo conhecimento do local em questão, para depois aplicar a uma das várias Soluções de Turismo.

 

Photo by Clem Onojeghuo on Unsplash
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