O papel atual do LiDAR na Cartografia 3D

A tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) está cada vez mais presente no nosso dia a dia e tem um enorme potencial dentro dos Sistemas de Informação Geográfica.

A tendência da utilização desta tecnologia está sem dúvida a aumentar. Em 2021, os sistemas LiDAR de escala reduzida foram um segmento do mercado de grandes proporções. Impulsionados por fabricantes de automóveis, de dispositivos móveis como smartphones e pelo uso de drones. A maioria dos modelos de carros de luxo está actualmente equipada com sensores LiDAR, que são importantes para os veículos autónomos. Isso leva a que os fabricantes de automóveis invistam fortemente em LiDAR de escala reduzida, adquirindo empresas de manufactura que produzem estes sistemas ou apoiando indiretamente o seu desenvolvimento.

O LiDAR tem também uma grande prevalência de utilização na cartografia 3D para a criação de Modelos Digitais de Terreno e de Superfície. Juntamente com o mapeamento GPS, esta tecnologia pode ser utilizada para o levantamentos extremamente detalhados e rigorosos em territórios de larga escala. Desta forma é possível atualizar informações sobre imóveis, vias, linhas de águas, luzes de rua, supervisão e manutenção de infra-estruturas como linhas elétricas e até mesmo levantamento de tipos de árvores de uma região. O LiDAR permite uma representação tridimensional de grande rigor e fidelidade e georreferenciada onde é possível obter medições e dados importantes relativos ao terreno levantado. 

Para saber mais sobre os nossos serviços de cartografia 3D entre em contacto connosco ou consulte o nosso Portfólio.

 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *