Projeto de estágio para plataforma de desporto

O projeto de estágio do Pedro Silva, realizado no âmbito da Licenciatura em Engenharia Informática, no ESTG – Escola Superior de Tecnologia e Gestão, consistiu no desenvolvimento de uma plataforma de desporto. Propusemos ao Pedro o desafio de conseguir separar a parte visual dos componentes lógicos, utilizando a biblioteca React, com o objetivo de reutilizar os mesmos componentes para duas plataformas diferentes: o website e a aplicação mobile.

O React permite a criação de componentes reutilizáveis para interfaces interativas. Separar a lógica dos componentes visuais é crucial para a máxima reutilização. Essa abordagem facilita a reutilização dos componentes lógicos em diferentes contextos. Para além disso, pretendia-se criar uma aplicação que reutilizasse a informação de desporto que a InfoPortugal detém. Possuímos uma extensa base de dados de EPG, que é atualizada diariamente pela nossa equipa editorial. Esta assegura a constante atualização e a qualidade dos metadados de programas de televisão, o TV-Metadata, que se traduz numa fonte confiável de informações desportivas, abrangendo várias competições e canais. A reutilização desses dados evita esforços duplicados na coleta e atualização de informações em diversas plataformas. A utilização de APIs fornecidas pela InfoPortugal permite que os developers consigam aceder a dados desportivos, como calendários de jogos, emissões em direto, etc.

Do estágio, resultou um protótipo muito interessante, que será desenvolvido até chegar a um produto final. Com base nos dados da InfoPortugal, podemos criar uma aplicação com interface intuitiva, listando os eventos desportivos com informações relevantes. Os utilizadores podem aplicar filtros para visualizar eventos de um canal ou competição específica. Reutilizar dados desportivos da InfoPortugal e separar a lógica dos componentes visuais em React provaram ser abordagens muito eficazes.

Acreditamos que esta plataforma será valiosa para os fãs do desporto. Ao criar uma aplicação que filtra eventos por canal e competição, oferecemos uma experiência personalizada e rica em metadados. A reutilização inteligente e a arquitetura modular do React permitem a criação de aplicações dinâmicas para diferentes plataformas, aprimorando a experiência do utilizador. Os developers podem, assim, criar aplicações desportivas mais robustas e eficientes, atendendo às necessidades do público, desejoso por informações atualizadas.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *