Gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro tem novo website de Turismo Cultural e Gastronómico

Gastronomia TMAD é a nova marca que vem projectar a Gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro a nível internacional. Criada no âmbito do Projeto de Valorização e Promoção da Gastronomia e dos Produtos Ligados à Alimentação de Trás-os-Montes e Alto Douro, no qual se pretende salvaguardar as riquezas da cultura alimentar desta região, com vista a uma Candidatura à Lista de Boas Práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO. São várias as ações que estão em curso, juntamente com iniciativas de promoção e divulgação turística, incluindo o website, a recolha fotográfica e o filme promocional, desenvolvidos pela InfoPortugal.

A iniciativa partiu da DESTEQUE – Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente, à qual se associaram a CORANE – Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina e a DOURO SUPERIOR – Associação de Desenvolvimento, com o objectivo de valorizar e promover os recursos endógenos da região, a autenticidade e qualidade dos produtos e pratos gastronómicos, designadamente dos concelhos que integram as três entidades promotoras do projeto: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Vimioso e Vinhais.

A solução desenvolvida pela InfoPortugal correspondeu ao lote II do projeto, que consistiu no desenvolvimento do Website, recolha fotográfica e produção do Filme Promocional, ficando o lote I ao cargo da IPI Consulting Network, que envolveu a criação do logótipo da marca, serviços de consultoria e o desenvolvimento das ações. O website é a plataforma oficial de promoção e divulgação do projeto, com uma forte vertente no Turismo Cultural e Gastronómico. Para além do design e desenvolvimento do portal, a nossa solução incluiu o tratamento dos conteúdos fornecidos e respetivas traduções. A recolha fotográfica destinou-se à seleção das 10 fotografias que representam e enaltecem o valor singular da Gastronomia TMAD, que acompanham o Filme Promocional, para efeitos da Candidatura à Lista de Boas Práticas do Património Cultural Imaterial da UNESCO.


Inerente ao tema da Gastronomia TMAD (Gastronomia de Trás-os-Montes e Alto Douro) está o conceito dos Saberes e Sabores da região e, portanto, estas são as duas grandes áreas do portal. O novo website turístico é um espaço de inspiração, que convida a uma aventura cheia de sabor pelos concelhos, apresentados como destinos gastronómicos.

O tema do Saber, ligado ao saber fazer e tradições passadas de geração em geração, pretende dar voz às comunidades locais, sejam produtores, restaurantes, lojas e outros provedores, sejam testemunhos individuais sobre modos de produzir, cultivar ou confecionar. Todos são convidados a participar e envolver-se no projeto, através da página de adesão e sensibilização. Os Sabores apresentam informação mais prática e igualmente saborosa, sobre produtos regionais, matéria prima de qualidade certificada, locais de compra, locais de usufruição, receitas e os destinos de gastronomia.

Nas Experiências concentra-se a oferta turística, com os pontos de interesse a Visitar, os locais de degustação e restaurantes para Saborear e onde Descansar. Na Agenda pode consultar os eventos mais apetitosos, que estes destinos lhe reservam para todo o ano.

Sendo um portal de Turismo Gastronómico, destaca-se o mapa interativo associado ao sistema de favoritos. Estas são duas funcionalidades imprescindíveis para que o utilizador possa planear a sua viagem, de acordo com as suas preferências.

Aceda a gastronomiatmad.pt e venha conhecer as histórias com sabor, guardadas de geração em geração, na região Transmontana e Alto-Duriense!

Para saber mais sobre websites turísticos e outras soluções de Turismo entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *