Design Shots: Simetria

Num processo de design a utilização da técnica da simetria pode ser bastante útil. Quando os elementos de uma composição visual são organizados da mesma maneira em ambos os lados de um eixo pode proporcionar-se uma sensação de equilíbrio e, por sua vez de harmonia, ao design.

A simetria é um processo natural encontrado na natureza e também explorado pelo homem em diversas áreas, desde a matemática, passando pela química, ciências sociais e claro, a arte. Dado às suas fortes preocupações com a percepção visual e com a estética, a arte e o design, utilizam frequentemente a simetria como ferramenta para gerar uma sensação de equilíbrio.

Existem múltiplas formas de se obter uma simetria.

  • Translação  Trata-se da repetição de uma forma ao longo de uma linha que pode ser recta ou curva, ou de outra natureza. O Palazzo delle Procuratie, na praça de São Marcos em Veneza, é um exemplo de translação de uma forma a distâncias iguais.

  • Rotação – A forma roda sobre um eixo que pode ser interior ou exterior à própria forma. Os raios da jante dum carro mostram um caso de rotação de uma forma.

  • Reflexo especular – É a simetria bilateral que se obtém pondo algo à frente de um espelho e considerando o conjunto da coisa com a sua imagem. O reflexo especular, encontramo-lo nos insectos, nas folhas, etc

  • Dilatação – É uma ampliação da forma sem a modificar, apenas expandindo-a. A dilatação pode ser observada em muitas conchas.

  • Combinação – Aliar duas ou mais destas operações conduz à construção ou ao desdobramento de formas bastante complexas. A escada de caracol é um conjunto de rotação e translação (rotação do degrau e também deslocação do degrau rodado ao longo do eixo da escada)

A simetria tem vindo a ser utilizada desde que há registos humanos e não tende a desaparecer. Atualmente no webdesign também é aplicado este princípio. Podemos observar uma tendência atual para a criação de websites e aplicações cujos conteúdos e elementos gráficos surgem alinhados a um eixo central fazendo uso da simetria.  A simetria é um principio universal e pode ser aplicada em numerosos âmbitos distintos uns dos outros mas confere constantemente uma sensação de estabilidade, elegância e de ordem.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *