5 benefícios dos Drones na área dos SIG

Do turismo à construção, o levantamento topográfico é essencial. No entanto, o crescimento da tecnologia dos drones está a mudar a forma como os levantamentos são feitos, tornando-os acessíveis a um grande leque de industrias. Os drones oferecem enormes oportunidades para os profissionais dos Sistemas de Informação Geográfica, conseguindo complementar o trabalho de fotografia aérea tradicional para coberturas de áreas muito pequenas e com maior resolução espacial (menor dimensão do pixel).

Com a ajuda dos drones é possível fazer levantamentos, processamento e entrega da informação de uma forma rápida, precisa e segura.

Usar drones para levantamento e mapeamento apresenta várias vantagens:

1. Tempo

Dependendo do objetivo do levantamento, os processos tradicionais podem demorar dias ou mesmo semanas a serem realizados. Com drones um levantamento pode durar horas e a informação recolhida pode ser processada no próprio dia. Isto significa que se pode gastar menos tempo a recolher a informação.

2. Custo versos eficiência

Em casos específicos, a aquisição e o custo de operação de um drone para um levantamento é bastante inferior aos custo de levantamentos através de satélites ou de aeronaves pilotadas. A manutenção é relativamente simples e pouco dispendiosa. Estes fatores reduzem o custo de aquisição da informação.

3. Acessibilidade

Com a ajuda dos drones pode facilmente efetuar-se um levantamento em áreas que de outra forma seriam de acesso difícil ou mesmo impossível. Em penhascos, fendas apertadas e outras áreas onde os meios convencionais não consigam aceder, os drones oferecem grandes vantagens.

4. Precisão

A resolução espacial que um drone consegue proporcionar nas imagens recolhidas pode alcançar a escala dos centímetros. Isto permite a criação de modelos tridimensionais com um rigor e detalhe extraordinários.

5. Segurança

Levantamentos topográficos pode ser um trabalho que envolve algum perigo. Os drones reduzem a necessidade para os profissionais explorarem terreno desconhecido e permitem que se evite locais de alto risco, tais como linhas de comboio e terrenos íngremes.

Os drones são, portanto, uma ferramenta bastante eficiente especialmente em casos de áreas pequenas ou médias. Os seus custos, a rapidez e segurança fazem desta tecnologia uma boa aposta para muitos levantamentos e proporcionam-nos novas perspectivas nunca antes vistas.

Para saber mais sobre este tema ou outros serviços de Sistemas de Informação Geográfica entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *