Como ler a Carta Militar

Para trabalhar com a Carta Militar é importante conhecer as convenções e saber ler a informação presente nestes mapas topográficos.

As cartas são normalmente fornecidas em papel e contêm um conjunto de informação marginal que facilita a sua fácil interpretação. Contudo, a app Cartas Militares disponibiliza cartografia produzida pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), de todo o Território Nacional (Continente, Madeira e Açores), em formato digital interativo. Neste artigo pretende-se explorar de uma forma geral a leitura das Cartas Militares e fornecer uma legenda de auxílio para a interpretação e uso das Cartas na app.

O que é uma carta militar?

Uma carta militar é uma representação plana e simplificada, a uma determinada escala, de uma parte da superfície terrestre. Os pormenores naturais e artificiais do terreno são representados por sinais convencionais, pontos, linhas, áreas e cores, e alguns deles complementados com a utilização de texto.

App Cartas Militares

A app Cartas Militares, desenvolvida pela InfoPortugal em parceria com o CIGeoE, vem facilitar o acesso às cartas, em que a Série Cartográfica (carta militar a uma determinada escala) é apresentada automaticamente em função do fator de zoom selecionado pelo utilizador.

As Séries Cartográficas disponíveis na app Cartas Militares são:

1:500 000
1:250 000
1:50 000
1:25 000

É uma aplicação disponível para android e iOS, e está direcionada para a navegação off road com o rigor, pormenor e detalhe próprio da Cartografia Militar.

 

Sinais convencionais e cores

A finalidade de uma Carta é permitir que se visualize uma área da superfície terrestre, com os seus pormenores convenientemente localizados, de forma a facilitar a sua interpretação e o planeamento de atividades em campo. O recurso a cores e símbolos – sinais convencionais – para a representação de detalhes naturais e artificiais, deve-se à impossibilidade de se conseguir representar todos os pormenores na sua verdadeira proporção, posição e forma,  porque ficariam irreconhecíveis à escala da representação gráfica.

Para tornar mais fácil a identificação dos pormenores da Carta, são atribuídas cores diferentes aos sinais convencionais. Cada cor corresponde a pormenores de determinada natureza, distinguíveis de forma intuitiva:

Preto – Aterros, desaterros, construções, toponímia, caminhos-de-ferro, outros caminhos e divisões administrativas.

Azul – Cursos e linhas de água, lagos, regiões pantanosas, arrozais, linhas de alta tensão e a respetiva toponímia.

Verde – Vegetação, bosques, pomares, vinhas e sebes.

Castanho (sépia) – Curvas de nível, vértices geodésicos e pontos cotados.

Vermelho – Estradas principais, nomes dos vértices geodésicos (toponímia) e pormenores especiais em alvenaria.

Podem ser utilizadas ocasionalmente outras cores para mostrar pormenores especiais.

 

Legenda da Carta Militar

A legenda das Cartas Militares vem facilitar a leitura e interpretação dos elementos representados na carta. Esta contém vários elementos de carácter técnico e informativo, bem com a lista de todos os símbolos usados na carta (sinais convencionais). Segue como exemplo a legenda da Carta Militar de Portugal à escala 1:25 000 e 1: 50 000 (clique nas imagens para ampliar):

 

Para saber mais sobre como usar as Cartas Militares, pode adquirir o Manual de leitura de Cartas, disponível no website do CIGeoE.

 

Descarregue a versão gratuita da app das Cartas Militares:

google play link app store link

 

Saiba como tirar partido das funcionalidades da app através dos vídeos que disponibilizámos no nosso canal Youtube: 

Conheça outras apps de tracking que desenvolvemos no nosso portfolio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *