Estágio em Modelação 3D

No âmbito da cadeira de estágio do curso “Licenciatura em Desenvolvimento de Jogos Digitais”, do IPMaia (Instituto Politécnico da Maia), foi-nos proposto conceptualizar um projecto, focado na área da modelação 3D. Pretendeu-se que este projeto fosse de encontro às actividades da empresa, fornecendo uma experiência interactiva que motivasse o utilizador, não só a utilizar a aplicação, mas também a visitar o espaço que foi foco do projecto, neste caso, o Mosteiro de Leça do Balio. Assim, chegamos à ideia de criar uma plataforma interactiva onde o utilizador poderia visualizar e explorar o mosteiro, tanto no exterior como no interior.

Processo:

O projecto, de forma geral, está dividido em três fases sendo estas: o planeamento, execução da modelação e, por fim, a implementação.

Deste modo, começamos por definir as mecânicas da experiência, em paralelo com a definição de quais elementos a serem modelados. Ambos estes aspectos foram mudando ao longo do processo de desenvolvimento, algo que me parece normal, pois à medida que fomos avançando ganhamos maior noção dos recursos disponíveis e daquilo que seria possível realizar consoante estes mesmos recursos, assim como o tempo disponibilizado para o desenvolvimento.

A modelação 3D consistiu na criação de duas versões do mosteiro, sendo estas representativas do seu estado pré e pós restauração. Inicialmente ponderou-se apenas modelar os exteriores, mas na versão final o interior está também incluído assim como alguns elementos de destaque, como o túmulo e a pia baptismal, presentes no interior do mesmo.

Por fim realizou-se a implementação, na qual foram incorporadas mecânicas, como o movimento do utilizador, interacção com pontos de interesse e a capacidade de tocar os sinos da torre. Estes tipos de mecânicas vêm da busca por fornecer uma experiência de maior qualidade e de maior imersão para quem a utiliza, estimulando o interesse e até uma potencial visita.

Lições:

Ao longo do projecto fomo-nos deparando com alguns problemas para os quais tivemos de arranjar soluções. Um exemplo disto, pode ser a questão das dimensões do mosteiro, que numa fase inicial de desenvolvimento, se mostrou problemática. Vimo-nos forçados a ter um pensamento crítico, alcançando conclusões com base nos recursos que nos foram disponibilizados, como por exemplo as plantas e fotografias de referência, de modo a obter um resultado semelhante ao real.

Outro aspecto é a densidade da modelação 3D. Uma vez que a escultura digital foi incluída no desenvolvimento, foram necessários vários processos de retopologia, os quais podem ser demorados e exigem algum planeamento.

A retopologia é essencial devido à alta densidade das esculturas, que oferecem um grande nível de detalhe, o que pode diferenciar a nossa experiência das outras. Ao fazer a retopologia, o modelo 3D torna-se menos denso, mas perde também o detalhe que lhe tinha sido atribuído no processo de escultura. Para solucionar esta questão e devolver os detalhes ao modelo, foram criados normal maps de modo a manter o detalhe sem precisar de aumentar a densidade.

Num âmbito mais pessoal, foi importante para mim trabalhar numa área de 3D à qual não estou tão acostumado. Ao longo do meu percurso académico, dediquei-me sobretudo à modelação de personagens e formas orgânicas, por isso foi desafiante e educativo sair da minha área de conforto e abordar um projecto hard surface como a modelação arquitectónica.

Conclusão:

De um modo geral, a experiência foi positiva para mim, pois vi-me desafiado a trabalhar por objectivos e trabalhar num ambiente de equipa profissional. Tive a liberdade de tomar as minhas próprias decisões, nas tarefas que me dizem respeito, e de levar com as consequências das mesmas, quer estas fossem positivas ou negativas. Isto é um aspecto que eu considero muito importante para quem está prestes a entrar no mercado de trabalho pela primeira vez. Considero que seja importante para futuros trabalhadores, ganharem consciência que as suas decisões têm consequências e que a tomada das mesmas tem de ser ponderada.

Ao longo do estágio tive bastante trabalho para realizar, o que é um sinal positivo e indica que foi semelhante a uma experiência real de trabalho permitindo-me também aprimorar as minhas habilidades e conhecimento na área do 3D e de desenvolvimento de experiências interactivas.

Diogo Vieira Fernandes

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