Mosteiro de Leça do Balio em 3D: uma viagem no tempo
No âmbito da cadeira de Estágio do Instituto Politécnico da Maia foi-me proposto realizar um projeto focado na área da modelação 3D, com o objetivo de desenvolver uma aplicação que apresentasse uma experiência visual e interativa. Assim, pretendeu-se criar uma plataforma interativa em torno da igreja constituinte do Mosteiro de Leça do Balio, que representasse o monumento em dois momentos históricos: no período anterior ao restauro na década de 1930 e pós-restauração, que é como se encontra atualmente.
O projeto envolveu várias tarefas: a modelação 3D do exterior e interior da igreja, nos dois momentos históricos pré-renovação e o momento atual, e a integração destes no motor de jogo Unity.
Inicialmente, foram definidos os requisitos e mecânicas a implementar, e após uma reunião com os representantes do mosteiro, avançamos para a modelação 3D do exterior e do interior do monumento, relativos ao estado atual. De seguida, foi desenvolvido o modelo 3D do exterior e interior da Igreja no momento pré-restauração. Esta representação foi um grande desafio, uma vez que as referências visuais disponíveis eram escassas e com informação imprecisa.
Após concluir a modelação 3D, todos os elementos desenvolvidos foram importados para um projeto Unity, onde foram também integrados outros elementos como User Interface, áudio, programação de mecânicas de interação, entre outros.
Em geral, o projeto foi concluído, revelando-se uma experiência foi bastante positiva. Este projeto ajudou-me a compreender melhor o processo de modelação 3D, de forma a agilizar o mesmo. Por outro lado, o uso do sistema de sprints semanais foi fundamental no progresso do projeto, no sentido em que me focou na entrega do trabalho de forma mais ágil.
Por fim, a oportunidade de trabalhar num ambiente profissional ofereceu-me uma visão valiosa do funcionamento do mundo do trabalho.
João Silva
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!