Cartografia Participativa

Envolver a Comunidade na criação e gestão de Sistemas de Informação Geográfica 

Historicamente, a criação de mapas foi muitas vezes uma tarefa exclusiva de especialistas. No entanto, reconhecer o conhecimento único detido pela comunidade local é essencial para a produção de mapas mais atualizados e relevantes. A Cartografia Participativa visa justamente isso, ao envolver os cidadãos no processo de recolha de dados, contribuindo para um mapeamento mais completo.

Esta nova forma de pensar e desenvolver Cartografia representa uma evolução significativa na forma como os mapas são elaborados, permitindo que a comunidade local desempenhe um papel ativo e fundamental na criação e manutenção de informações geográficas. Esta iniciativa promove o envolvimento cívico, conferindo poder aos cidadãos para se tornarem zeladores ativos do seu ambiente.

Na Cartografia Participativa, não existe um produto final estático. O sistema ou serviço utilizado pelo utilizador está em contínua atualização e melhoria. Desta forma, a Cartografia Participativa contribui para fortalecer a conexão entre utilizador e Sistema de Informação Geográfica. Os sistemas de feedback interativos representam um bom exemplo desse dinamismo, ao permitir que os utilizadores reportem, de forma imediata e eficiente, informação desatualizada, novas infra-estruturas ou eventos relacionados com ruas ou locais específicos, proporcionando formas precisas de identificar e localizar eventuais problemas. O Fix My Street é uma solução que dispomos nos nossos websites e SIG do cliente, que exemplifica como a participação ativa dos cidadãos pode ser alcançada de forma eficaz e intuitiva.

Para saber mais sobre os nossos serviços de Cartografia, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *