Carta de Uso e Ocupação do Solo em Portugal continental (1995 – 2018)

A Carta de Uso e Ocupação do Solo (COS) trata-se de um produto nacional desenvolvido e disponibilizado pela Direção Geral do Território (DGT) que, tal como o nome indica, visa retratar as diferentes ocupações do solo nacional ao longo do tempo. Esta carta enquadra-se numa série temporal com cinco anos de referência (1995, 2007, 2010, 2015 e 2018) e apresenta uma consistência temática, espacial e temporal que permite análises comparativas entre as diferentes versões. A COS representa a intenção da DGT de disponibilizar informação relativa ao uso e ocupação do solo com regularidade e fiabilidade. Esta publicação é desenvolvida tendo por base a fotografia aérea e, com os avanços tecnológicos, tem vindo a ser produzida em períodos cada vez mais curtos de tempo.

A Carta de 2018 apresenta um conjunto de informações muito ricas e bastante completas. Abrange tópicos desde o mapeamento das classes de uso e ocupação do solo até aos tipos de culturas e florestação. Este documento não se limita a relatar os dados obtidos como também os interpreta e explica. Ao consultar a COS podemos compreender não só o estado atual do solo em Portugal como também entender as consequências da sua condição e até prever futuras tendências.

Este documento apresenta uma grande quantidade de informação, no entanto, a sua leitura é bastante acessível mesmo a quem não seja da área. A Carta de Uso e Ocupação do Solo é portanto um documento de grande interesse, quer para quem queira efetivamente estudar a ocupação do solo, como também para quem desejar obter uma perspectiva geográfica inédita do território nacional. 

A InfoPortugal reconhece a importância de aliar a fotografia aérea aos Sistemas de Informação Geográfica de forma a permitir a criação de produtos tão importantes como a COS. Para saber mais sobre os nossos serviços entre em contacto connosco ou aceda a cartografia.infoportugal.pt

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *