app Cartas Militares: as questões mais frequentes

A aplicação Cartas Militares, desenvolvida pela InfoPortugal em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), está disponível nas lojas iOS e Android. Esta aplicação apresenta as Cartas Militares que cobrem todo o território nacional. De uma forma simples e intuitiva, a app Cartas Militares possibilita uma navegação off road com todo o rigor, pormenor e detalhe que caracterizam a Cartografia Militar.

A app Cartas Militares tem tido uma grande recetividade e interesse do público. Dado o vasto Feedback proporcionado por parte destes utilizadores decidimos partilhar algumas das questões mais frequentes e alguns dos factores mais importantes a saber relativamente à utilização da aplicação Cartas Militares:

O preço 9,99€ dá acesso a todas as cartas?
Correto, O preço apresentado dos 9,99€ para as cartas 1/25.000 confere acesso a todas as cartas de Portugal Continental e ilhas, dentro da aplicação.

Como funciona o modo offline?
A app permite modo offline, ao fazer o download de uma determinada área, selecionada pelo utilizador.

Qual o sistema de coordenadas na navegação para waypoints?
Para a navegação para waypoints, a app requer que use o sistema de coordenadas DMS, especificando os graus, minutos e segundos. Para as decimais é necessário arredondar.
Como importar rotas?
O formato do ficheiro para importar na aplicação é .kml e a forma de importação varia consoante o sistema operativo.

Posso aceder as cartas a partir de outro Android, através do acesso ao email do google?
Deverá ter acesso às cartas que comprou a partir de outro Android desde que use a mesma conta da Google Play.

Onde ficam guardadas as cartas no dispositivo?
As cartas militares são fornecidas pelo CCIGeoE – Centro de Informação Geoespacial do Exército, não ficam guardadas no dispositivo, são apenas acessíveis através da aplicação.

Como ler a Carta Militar?
Para conhecer as convenções e saber ler a informação presente nas cartas, aceda a outro artigo que produzimos a pensar especialmente nos amantes da cartografia militar: https://infoportugal.pt/2020/10/08/como-ler-a-carta-militar/

Disponibilizámos também a um breve vídeo explicativo do funcionamento da app: https://www.facebook.com/infoportugal.sa/videos/1752047031482147/

Mas a melhor forma de realmente conhecer a APP é descarregá-la nas lojas IOS e Google Play e experimentar nas suas próprias mãos. 

AVISO

Cabe-nos informar que o CIGeoE, em parceria com a InfoPortugal, decidiu que irá descontinuar a aplicação Cartas Militares a partir do dia 01 de julho de 2024.

Assim, durante este período de descontinuação gradual, asseguramos o funcionamento dos serviços de cartografia da aplicação, mas não serão realizadas atualizações.

Agradecemos a confiança depositada nas Cartas Militares ao longo dos últimos 6 anos e compreensão durante este período de mudança.

Para algum esclarecimento adicional, contacte o CIGeoE.

4 comentários
  1. Filipe
    Filipe says:

    Bom dia, fiz recentemente o download da app e devo dizer de antemão que é uma excelente ferramenta para quem se gosta de aventurar pelos caminhos menos conhecidos do nosso território. No entanto, como utilizador do iOS, não encontro funcionalidades importantes como criar uma rota ou até importa-la. É uma falha minha ou estas funcionalidades não estão de todo disponíveis para iOs?

    Responder
    • InfoPortugal
      InfoPortugal says:

      Bom dia Filipe,

      A versão iOS permite criar rotas através do botão REC, que irá gravar o percurso que vai fazer e no final poderá guardar.
      Para importar rotas, tem de abrir o ficheiro kml e escolher a app Cartas Militares para o efeito.
      Agradecemos todo o seu interesse pela app Cartas Militares.

      Responder
  2. Fernando Canais
    Fernando Canais says:

    Boa tarde,
    Sou um utilizador da excelente App Cartas Militares a qual desempenha um papel fundamental no meu trabalho diário no campo.
    No entanto , deparo-me com uma dificuldade de utilização na pesquisa de nomes. Aparentemente , a pesquisa não consegue localizar nomes de Marcos Geodésicos !
    Deixo aqui a sugestão para uma possível melhoria da excelente App por vós desenvolvida.
    Apresento os melhores cumprimentos ,
    Fernando

    Responder
    • InfoPortugal
      InfoPortugal says:

      Bom dia Fernando Canais,

      Agradecemos o seu feedback e interesse na app Cartas Militares.
      Todas as sugestões de melhoria são bem-vindas, pelo que adicionamos o seu feedback à lista de melhorias a propor ao CIGeoE para validação.
      Obrigado,

      A equipa InfoPortugal

      Responder

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *