app Cartas Militares: as questões mais frequentes

A aplicação Cartas Militares, desenvolvida pela InfoPortugal em parceria com o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), está disponível nas lojas iOS e Android. Esta aplicação apresenta as Cartas Militares que cobrem todo o território nacional. De uma forma simples e intuitiva, a app Cartas Militares possibilita uma navegação off road com todo o rigor, pormenor e detalhe que caracterizam a Cartografia Militar.

A app Cartas Militares tem tido uma grande recetividade e interesse do público. Dado o vasto Feedback proporcionado por parte destes utilizadores decidimos partilhar algumas das questões mais frequentes e alguns dos factores mais importantes a saber relativamente à utilização da aplicação Cartas Militares:

O preço 9,99€ dá acesso a todas as cartas?
Correto, O preço apresentado dos 9,99€ para as cartas 1/25.000 confere acesso a todas as cartas de Portugal Continental e ilhas, dentro da aplicação.

Como funciona o modo offline?
A app permite modo offline, ao fazer o download de uma determinada área, selecionada pelo utilizador.

Qual o sistema de coordenadas na navegação para waypoints?
Para a navegação para waypoints, a app requer que use o sistema de coordenadas DMS, especificando os graus, minutos e segundos. Para as decimais é necessário arredondar.

Como importar rotas?
O formato do ficheiro para importar na aplicação é .kml e a forma de importação varia consoante o sistema operativo.


Posso aceder as cartas a partir de outro Android, através do acesso ao email do google?
Deverá ter acesso às cartas que comprou a partir de outro Android desde que use a mesma conta da Google Play.

Onde ficam guardadas as cartas no dispositivo?
As cartas militares são fornecidas pelo CCIGeoE – Centro de Informação Geoespacial do Exército, não ficam guardadas no dispositivo, são apenas acessíveis através da aplicação.

Como ler a Carta Militar?
Para conhecer as convenções e saber ler a informação presente nas cartas, aceda a outro artigo que produzimos a pensar especialmente nos amantes da cartografia militar: https://infoportugal.pt/2020/10/08/como-ler-a-carta-militar/

Disponibilizámos também a um breve vídeo explicativo do funcionamento da app: https://www.facebook.com/infoportugal.sa/videos/1752047031482147/

Mas a melhor forma de realmente conhecer a APP é descarregá-la nas lojas IOS e Google Play e experimentar nas suas próprias mãos. 

 

Comments
  • Fernando Canais diz:

    Boa tarde,
    Sou um utilizador da excelente App Cartas Militares a qual desempenha um papel fundamental no meu trabalho diário no campo.
    No entanto , deparo-me com uma dificuldade de utilização na pesquisa de nomes. Aparentemente , a pesquisa não consegue localizar nomes de Marcos Geodésicos !
    Deixo aqui a sugestão para uma possível melhoria da excelente App por vós desenvolvida.
    Apresento os melhores cumprimentos ,
    Fernando

    • InfoPortugal diz:

      Bom dia Fernando Canais,

      Agradecemos o seu feedback e interesse na app Cartas Militares.
      Todas as sugestões de melhoria são bem-vindas, pelo que adicionamos o seu feedback à lista de melhorias a propor ao CIGeoE para validação.
      Obrigado,

      A equipa InfoPortugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *