O papel atual do LiDAR na Cartografia 3D

A tecnologia LiDAR (Light Detection and Ranging) está cada vez mais presente no nosso dia a dia e tem um enorme potencial dentro dos Sistemas de Informação Geográfica.

Trata-se uma tecnologia óptica de deteção remota que emite um feixe de luz e ao receber o retorno permite calcular distâncias. O LiDAR permite gerar automaticamente uma nuvem de pontos extremamente detalhada sobre a forma de um objeto tridimensional, conseguindo obter informações que as imagens nem sempre conseguem.

Gamification no Turismo

A aplicação de uma dinâmica de jogo aplicada em áreas ou atividades diferentes para envolver e cativar utilizadores é o fenómeno a que se designa de gamification. Esta estratégia foi inicialmente utilizada na Educação, em que se procurou tornar a aprendizagem de uma forma lúdica e divertida, na qual os alunos são incentivados a aprender através de jogos e desafios, também designada de Edutainment. O rally paper, o caça ao tesouro e, mais recentemente, o geocaching podem ser considerados os primeiros indícios desta “gamificação” da descoberta de um ou vários locais, que facilmente se percebe a sua aplicação no Turismo.

Geofencing: como usar a inteligência de geolocalização para o seu negócio

Gostaria de poder enviar automaticamente mensagens, campanhas ou notificações para os smartphones do seu público-alvo, potenciais clientes, colaboradores ou parceiros quando estes passam por um determinado local? Isto é possível com a tecnologia de geofencing e entender como esta funciona pode contribuir bastante para o crescimento do seu negócio.

Saiba o que é geofencing e como é que esta tecnologia funciona…

Mobile Mapping by InfoPortugal

Mobile Mapping: uma vantagem na recolha de dados geoespaciais

Os sistemas de Mobile Mapping consistem num processo de recolha de dados geoespaciais, passíveis de mapear por meio de um veículo em movimento, equipado com uma tecnologia de deteção remota, seja através de registos fotográficos e em vídeo, radar ou LiDAR. A recolha em vídeo das vias em várias perspetivas, possível através da integração de múltiplas câmaras concêntricas, permitem criar dados SIG, imagens e vídeos georreferenciados. E o resultado da combinação das várias perspetivas georreferenciadas designamos de videografia.

10 princípios que levam os Municípios a impulsionar o Turismo em 2022

2022 começa com expectativa e previsões positivas para o Turismo nacional e internacional. Vários especialistas do sector apontam para um crescimento significativo face aos dois anos anteriores. O fim das restrições de viagem, as campanhas de vacinação e a renovação da confiança nas viagens, são bons argumentos para este cenário optimista. Conseguiremos finalmente contrariar os recuos e instabilidade da atividade turística verificados em 2020 e 2021, motivados pelo surgimento de novas variantes da COVID-19 e espera-se o regresso a uma nova normalidade com resultados relevantes.

Em Portugal existem várias medidas, programas e incentivos favoráveis para que isto aconteça e caberá sobretudo aos municípios criar a estrutura da gestão turística de cada território. O Turismo é um grande impulsionador de desenvolvimento da economia e das comunidades locais e, portanto, será a sua visão e estratégia que irão fortalecer a oferta turística nacional. O papel dos municípios no crescimento do Turismo em cada região é fundamental, por isso apontamos 10 princípios que levam os Municípios a impulsionar o Turismo no seu território, tendo em conta as tendências do mercado apontadas para este ano:(…)

Cartografia Homologada 2021

A homologação de Cartografia é um produto indispensável para municípios e várias entidades para fins de utilização pública e, como tal, a InfoPortugal tem tido uma participação ativa na produção de Cartografia Homologada a nível nacional e na definição das novas normas e especificações técnicas da Direção-Geral do Território.

2021 foi um ano muito produtivo na homologação de Cartografia e Ortofotomapas em várias escalas, dos quais são exemplos…

Portugal conquista 12 prémios World Travel Awards

Ao longo das várias edições dos World Travel Awards, conhecidos como os “Óscares do Turismo”, Portugal tem conquistado vários prémios e ganhado visibilidade como destino de eleição a nível mundial.

Este ano, o grande destaque nacional nesta 28.ª edição vai para a Madeira, que vence pela 7ª vez consecutiva o prémio de Melhor Destino Insular do Mundo. Para além da distinção atribuída à Madeira, Portugal recebeu premiações nas mais variadas categorias…

Ponte Global – conexões digitais através dos SIG

A Comissão Europeia (CE) e o alto representante da União para os Negócios Estrangeiros lançaram o projecto Ponte Global (Global Gateway). Trata-se de uma nova estratégia europeia que através de um enorme investimento económico e de recursos humanos pretende promover a conectividade e a interação entre diversas redes globais. É um projeto que tenciona impulsionar relações e conexões digitais entre setores como o da energia, dos transportes, da saúde, educação e da investigação em todo o mundo. 

Estratégia do Oceano Azul

Na atualidade, a maioria das empresas opera sob uma intensa competição à medida que tenta fazer de tudo para ganhar a sua quota no mercado. Se um produto não se distinguir dos seus concorrentes irá ser ameaçado pela pressão dos preços do mercado ao qual está inserido. Consequentemente, as operações da respetiva empresa poderão ser igualmente ameaçadas. Esta questão ocorre geralmente quando a empresa opera num mercado saturado, também conhecido como “Oceano Vermelho”.

A Estratégia do Oceano Azul pretende reverter esta situação. Para isso propõe-se a implementar um produto ou serviço num mercado sem concorrência. Só assim será possível evitar as consequências negativas dos mercados saturados.