A importância da inteligência artificial (IA) na construção de marcas no setor do Turismo
A inteligência artificial (IA) continua a evoluir e começa a ser integrada em várias áreas, incluindo o setor do Turismo. Mas o impacto da IA vai além da automação de tarefas de marketing. Já assistimos a várias marcas bem conhecidas do público que estão a experimentar publicidades feitas inteiramente em IA, que criam modelos fotográficos, imagens e vídeos hiper-realistas ou mesmo anúncios completamente realizados por IA. Tudo isto vai muito mais além da otimização e melhoria das campanhas, ou ferramentas de análise do consumidor para agregar, processar e interpretar dados.
No sector do Turismo, o marketing de um destino turístico passa pela criação de uma marca territorial, por isso é fundamental conhecer as principais práticas para a construção de marcas utilizando inteligência artificial:
- Criação de narrativas personalizadas: utilizar IA para analisar dados dos consumidores e criar histórias envolventes que ressoem com diferentes segmentos de público. Existem ferramentas dedicadas ao copywrinting, oferecendo o tom certo para a sua marca. Igualmente para a criação de imagens e vídeos gerados.
- Otimização de campanhas de marketing: implementação de algoritmos de IA para otimizar campanhas publicitárias em tempo real, ajustando mensagens e canais com base no comportamento do consumidor.
- Automação de processos de marketing: uso de IA para automatizar tarefas repetitivas, como envio de e-mails e gestão de redes sociais, permitindo que as equipas de marketing se concentrem na estratégia e criatividade.
- Análise da notoriedade e relação com o consumidor: aplicação de ferramentas de IA para monitorar e analisar a impressão dos consumidores em relação à marca, nas redes sociais e outras plataformas digitais.
Essas práticas visam melhorar a eficiência e a eficácia das estratégias de marketing, proporcionando experiências mais personalizadas e envolventes para os consumidores. Existe ainda muito para explorar no que diz respeito às potencialidades da AI, nunca esquecendo a sua integração com o trabalho dos criativos e developers que projetam e criam novas soluções de Turismo.
Para saber mais sobre este tema entre em contacto connosco ou consulte as nossas Soluções de Turismo.




Foto de Marisa Howenstine na Unsplash

Foto de 





Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!