O potencial das Probes como uma ferramenta de Geomarketing
Por vezes, a oportunidade de negócio surge quando se muda a perspetiva com que vemos a informação e conteúdos que dispomos. Hoje em dia os dados geográficos assumem cada vez mais relevância na tomada de decisão e apoio na estratégia de negócio, mais concretamente no Geomarketing. As probes e serviços de geolocation tornam-se imprescindíveis na otimização de estratégias para alcançar resultados melhores e mais relevantes.
A InfoPortugal dispõe de dados geográficos com informação de quais as vias com mais afluência e trânsito, com recurso a veículos sonda, Probes. Este é um sistema de geolocation que permite localizar e monitorizar o percurso de uma rede de veículos, na vias nacionais, em tempo real. Tipicamente estes dados destinam-se a ser usados para o serviço de informação de trânsito, que permite perceber quais as vias com maior tráfego, até mesmo ocorrências e acidentes na estrada.
No entanto, ao analisar o conteúdo da nossa base de dados percebemos o potencial que esta pode alcançar do ponto de vista do Geomarketing. O Geomarketing é uma abordagem geográfica que organiza o mercado no espaço, permitindo identificar e delimitar cada segmento de mercado geograficamente, ajustar estratégias e chegar ao público certo.
Um exemplo do potencial da nossa informação aplicada a estratégias de Geomarketing é no caso de uma rede de supermercados ou shoppings que pretenda expandir. O estudo das vias com mais afluência permitirá planear a localização mais estratégica para inaugurar o seu próximo estabelecimento.
Mapeie os seus potenciais clientes e concentre as suas estratégias nos locais onde há maiores probabilidades de êxito.
Saiba mais sobre os nossos serviços de Informação Geográfica e eixos de via aqui.
© Créditos da Ilustração: https://www.freepik.com/free-vector/isometric-hiring-concept-illustration_4122870.htm#index=19
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!