Como pode a Cartografia impulsionar o Turismo Sustentável?
A Cartografia permite produzir, sistematizar e disponibilizar informação geográfica, bem como representações rigorosas do território, através da criação de mapas. Mapas e sistemas de navegação podem contribuir para promover o Turismo Sustentável, de forma a orientar os viajantes para opções de turismo mais sustentáveis. Dependendo da informação e tema a explorar num mapa, a Cartografia pode ajudar o turista a fazer escolhas mais responsáveis e com menor impacto ambiental:
- Rotas Ecológicas: os mapas podem sugerir trajetos que evitam áreas vulneráveis e oferecem opções de transporte sustentável, como trilhos pedestres, ciclovias ou transporte público, reduzindo a pegada de carbono dos viajantes.
- Atividades de baixo impacto ambiental: os mapas podem destacar atividades de ecoturismo, como caminhadas, birdwatching e visitas a parques naturais, incentivando a interação com a natureza de forma consciente e responsável.
- Alojamentos eco-friendly: ferramentas de mapeamento podem sugerir hotéis e alojamentos certificados com práticas sustentáveis, ajudando a promover escolhas de estadia mais ecológicas.
- Educação ambiental: mapas interativos fornecem informações sobre o ambiente local e práticas de conservação, sensibilizando os visitantes e incentivando comportamentos mais responsáveis.
- Apoio à economia local: mapas podem destacar negócios locais e práticas de economia circular, incentivando os turistas a consumir produtos e serviços locais, promovendo a sustentabilidade e a economia regional.
Desta forma, percebemos como é positivo e necessário que aconteça a ponte entre a Cartografia e o Turismo, na Gestão do Território e como pode a primeira impulsionar um turismo mais ecológico e consciente. Isto traz benefícios tanto para os viajantes quanto para os destinos turísticos.
Neste âmbito, a InfoPortugal, com a sua vasta experiência em Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica, consegue oferecer uma integração dos sistemas de geolocalização com Soluções de Turismo, contribuindo para o desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis.
Image by freepik
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!