Design Shots – Processo colaborativo e interativo no Design

O Design idealmente não precisa de ser um processo solitário, nem linear. Ao longo de um projeto diferentes pessoas vão contribuindo e interagindo em fases distintas e vão gerando mecanismos de feedback, que por sua vez ajudam o projeto a evoluir e a crescer

Podemos portanto afirmar que o design é um processo colaborativo e iterativo.

Em que consiste o processo colaborativo?

Um processo de design é colaborativo a partir do momento que este reúne diferentes ideias e funções de múltiplos membros de uma equipa.

O design colaborativo tira partido do contributo de cada pessoa altamente especializada numa área ou em funções específicas. A vantagem desta abordagem reside no facto de que quando cada elemento de uma equipa atua exclusivamente na sua área de especialização irá despender muito menos esforço do que um elemento que tivesse de ser adaptar a diversas áreas distintas. A colaboração com o cliente também beneficia de uma visão exclusiva e estratégica da sua marca ou negócio, o que irá contribuir no processo colaborativo.

Em que consiste o processo iterativo?

O design iterativo é uma abordagem cíclica que começa com um conceito/ teoria, seguido de teste, análise e por fim refinamento do produto. Cada iteração representa um destes ciclos, que gradualmente vai dando mais consistência ao projeto, diminuindo a probabilidade de erros e aumentando a qualidade do mesmo. As vantagens da abordagem iterativa consistem em dividir o fluxo de trabalho do projeto em pequenas fases de forma simplificar o processo de design e a permitir que este possa estar num processo de constante evolução. Um bom exemplo de um processo interativo é quando o produto é centrado nos utilizadores, que vão dando feedback à medida que usam o produto e o produto é adaptado e melhorado de acordo com esse feedback

Na InfoPortugal os projetos são multidisciplinares e reúnem o esforço e o conhecimento de áreas tão distintas como os Sistemas de Informação Geográfica, Cartografia, Fotografia Aérea, Web e Mobile APP Development, Design Gráfico/ Web/ UI/ UX, Editorial e Turismo. Acreditamos que o todo é maior do que a soma das suas partes.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *