21 de abril: Dia Mundial da Criatividade e Inovação

Os dias internacionais promovidos pela Organização das Nações Unidas são ocasiões para educar o público, mobilizar vontades e recursos políticos para enfrentar os problemas globais e para celebrar as conquistas da humanidade. No dia 21 de abril comemoram-se a Criatividade e a Inovação. Estes dois recursos são de uma grande importância na nossa sociedade porque se tratam das habilidades que usamos para gerar as soluções para os nossos problemas. É importante celebrarmos e comemorar este tema, não só para o compreendermos melhor mas também para reforçar o seu valor na nossa vida.

Mas como podemos definir a criatividade? Trata-se de uma habilidade inata ou pode ser treinada? A criatividade está frequentemente associada às artes e à musica mas a verdade é que pode existir dentro de qualquer área pois é da criatividade que surge a inovação.

Segundo o psicólogo Graham Wallas a criatividade está dividida em quatro estados distintos.

  1. Preparação  Preparação para uma solução criativa. Estudo, observação e pensamento intenso e consciente sobre o assunto. 
  2. Incubação – Quando nos afastamos do problema e iniciamos uma atividade relaxante. O nosso cérebro entra numa frequência Alpha que é ideal para gerar novas ligações neuronais.
  3. Iluminação – Quando surge uma ideia
  4. Verificação – Quando testamos e validamos as ideias que nos surgiram. O nosso cérebro entra numa frequência Beta que é ideal para foco e concentração.

 

World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), o maior evento inteiramente dedicado à criatividade do mundo, está em sua 6ª edição este ano, e é atualmente celebrado em mais de 50 cidades do mundoO Dia Mundial da Criatividade entrou para o calendário oficial da ONU em 2017, com o objetivo de fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável. Assim, pretende-se envolver, através de atividades abertas ao público, o maior número de participantes acerca da temática.  Esta edição conta com diversas atividades, como debates, workshops, palestras, projeções, entre outras. A participação é gratuita, mas as atividades tem vagas limitadas. Acompanhe tudo na página oficial do Dia Mundial da Criatividade e Inovação , onde são-nos propostas diversas atividades e eventos como “O uso da criatividade para pequenos negócios em tempo de crise” ou “Estratégia de Criatividade de Walt Disney com Neurociência”.

Todos os dias procuramos inovar e conseguir alcançar soluções criativas dentro da área dos SIG e do TurismoComo tal, procuramos embeber do espírito, nos inspirando em movimentos globais e contribuir na divulgação destas iniciativas.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *