Design shots: 7 princípios fundamentais da Visualização da Informação

A essência da visualização de informação está na relação entre o observador e a sua interpretação do conteúdo. Esta é uma forma de comunicação muito imediata e intuitiva. Ao invés de figurar sons como a escrita fonética, a visualização de ideias baseia-se na representação de símbolos

Edward Tufte, um professor na Universidade de Yale especialista em design de informação e leitura visual clarifica o estado atual deste campo. Tufte reforça a sua importância afirmando, por exemplo, que na investigação científica moderna cerca de 25% do material publicado corresponde a informação visual como mapas, gráficos, imagens e esquemas. Os restantes 75% equivalem a palavras. 

No seu livro “The Visual Display of Quantitative Information” Tufte explica os fundamentos da representação visual de informação. Destacamos 7 princípios fundamentais que resumem esta questão.

1 – Remover a desordem

A informação é o mais importante. Tudo aquilo cujo propósito não esteja associado com a leitura da informação é ruído e deve ser eliminado. 

2 – Desconstruir conceitos complexos

Comunicar ideias elaboradas com clareza pode ser moroso. Subdividi-las em parcelas menores mais simples poderá ajudar na exposição da informação.

3 – Transmitir os conceitos de forma simples

As ideias devem ser transmitidas da forma mais simples possível. Quantos mais recursos forem usados mais complexa a mensagem tende a tornar-se. A simplicidade ajuda não só a clarificar a informação mas também a tornar a interpretação mais imediata.

4 – Evitar distorção

Os meios devem-se moldar à informação e não o oposto. A escolha do estilo de grafismos usados deve ser feita de forma a melhor representar o género de informação em questão. Não devemos negar os diferentes usos de cada género de representação nem devemos segregar informação ao género de representação.

5 – Limitar a paleta cromática 

Uma paleta de cor reduzida e distinta ajuda não só na simplificação da comunicação mas também serve para garantir que o leitor consegue identificar as diferentes cores usadas. Paletas maiores tendem a ter combinações de cores muito semelhantes que podem confundir.

6 – Garantir que o leitor se foca no conteúdo e não na forma

A componente estética deverá sempre servir a mensagem. Esta deve guiar o leitor na direção da informação e não chamar a atenção em relação a si mesma. 

7 – Precisão

A precisão é um parâmetro fundamental quando se trata de comunicar visualmente informações mensuráveis. Escalas, relações e proporções devem ser apresentadas com rigor para evitar falsas leituras.

A forma como se expõe a informação é, sem dúvida, um aspeto crucial em qualquer projeto. Estes princípios aplicam-se em qualquer área do design de comunicação, quer seja um website uma APP, um mapa ou mesmo um simples esquema. Comunicar informação de forma visual é, portanto, uma ciência bem como uma arte.

Explore outros artigos que abordam temáticas e conceitos à volta da área do Design.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *