O Nascimento da Análise Geo Espacial

A Análise Geo Espacial trata-se de uma área em crescimento, profundamente enraizada na evolução tecnológica. Considerado um pioneiro neste campo, o Dr. John Snow assinala o nascimento de uma nova forma de analisar dados geográficos.

Em 1854 sucedeu-se um surto devastador de cólera em Londres. Na altura acreditava-se que a origem e propagação desta doença residiam na poluição do ar. No entanto, o Dr. John Snow não subscrevia essa hipótese. Este médico de 41 anos estava determinado a descobrir a verdade.

Com auxílio de um mapa da cidade, o Dr. John Snow começou a demarcar os casos de cólera e a relacioná-los com pontos geográficos. Deparou-se, assim, com ligações entre os surtos e condutas de água. Com este novo critério em mente, o Dr. Snow comparou os mapas das condutas de água da cidade com os casos de cólera e conseguiu localizar a fonte de água contaminada.

Esta inovadora análise geo espacial, focada na ocorrência e distribuição de uma doença, fez do Dr. Snow o fundador de um novo campo de estudo: a Epidemiologia. Este caso exemplifica de uma forma muito prática e evidente a importância da informação geográfica na sociedade.

Nos dias de hoje, com a digitalização da informação, a análise geo espacial é feita de uma forma mais rápida e eficiente. A quantidade e diversidade dos dados geográficos recolhidos cresceu exponencialmente e o estudo dos mesmos visa diversas finalidades.

Um modelo da implementação destes sistemas é o planeamento territorial. O mapeamento e consecutivo estudo de padrões sociais, como por exemplo, a utilização do solo ou a gestão urbanística, ajudam na administração de um município. Este, quando munido de um Sistema de Informação Geográfica consegue tomar decisões mais assertivas uma vez que estas são fundamentadas numa perspectiva muito mais ampla.

Inúmeras áreas, como o Geomarketing, também podem beneficiar imenso destes sistemas. Ao cruzar-se informação Geo Espacial com os princípios do Marketing são obtidas variáveis relevantes para esta área através da visualização de dados em mapas geográficos. Assim, a estratégia de uma marca pode ser adaptada a diferentes parâmetros territoriais de forma a ser mais eficiente em cada zona de atuação.

São várias as vantagens e os setores de atuação da análise da informação Geo Espacial. Para saber mais sobre este tema ou a nossa vasta gama de produtos, entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

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