Dia Mundial dos SIG

Cada mapa tem uma história para contar e a do SIG começa a ser notória.

O primeiro Dia Mundial dos SIG foi comemorado em 1999, a 19 de novembro durante a Semana de Consciência Geográfica. Não se trata apenas de um evento, é um movimento global que celebra as tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica. Hoje em dia é festejado por estudantes, professores, famílias, escolas e várias organizações em todo o mundo.

A visão de Ralph Nader, um político Americano e ativista, serviu como inspiração para a criação deste evento. Ralph considera o Dia Mundial dos SIG uma óptima iniciativa para a propagação de ideias relativas à geografia e dos muitos usos dos SIG. O desejo de Ralph seria que o Dia Mundial dos SIG se refletisse num esforço por melhorar a consciência geográfica. 

Neste dia espera-se não só expor o estado atual da educação geográfica mas também poder fornecer materiais de suporte para a sua melhoria no mundo inteiro. Há um esforço global da parte de professores e outros especialistas da área no sentido de se desenvolverem atividades, como jogos ou experiências, em escolas e comunidades que ajudam a melhorar a compreensão deste tema. Poderá ser demonstrada, por exemplo, a importância dos SIG na escolha do melhor local para a construção de um parque eólico, para a previsão de áreas de inundações ou planeamento da rota mais eficiente de um veículo. Estas atividades ajudam a entender que são estes sistemas que capturam, exibem e analisam dados de localização e que facilitam na tomada de decisões. A tomada de decisão racional e sustentada tem por base aquilo que se designa de inteligência geográfica.

A InfoPortugal  junta-se a esta causa e celebra também este dia tão importante. Estamos continuamente presentes neste esforço para melhorar a educação geográfica ao nosso redor. Não só através de artigos que publicamos referentes a estes temas mas também através dos nossos projetos que refletem inúmeros conceitos que o Dia Mundial dos SIG pretende propagar. 

Inspire-se e participe também através do site oficial do Dia Mundial dos SIG. E para saber mais sobre SIG ou outros serviços da InfoPortugal, entre em contacto connosco

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *