7 vantagens na integração de SIG em soluções de Turismo
A integração de um Sistema de Informação Geográfica em soluções web e mobile, para promoção turística e dinamização cultural, apresenta claros benefícios. São várias as marcas territoriais, entidades turísticas, instituições museológicas, ou mesmo Municípios que pretendem promover a sua oferta turística e, como tal, precisam de plataformas interativas que correspondam às necessidades e exigências dos mercados. Atualmente, não basta apresentar conteúdos, é importante conseguir relacionar dados geograficamente. A visualização de informação em mapas e apresentação de conteúdo relevante de acordo com a localização do utilizador é um fator fundamental para o sucesso de um portal ou app de Turismo. São várias as suas vantagens:
- Pesquisa e consulta eficaz da Oferta Turística: a georreferenciação da oferta turística e a visualização de pontos de interesse num mapa interativo permitem que o utilizador situe, com máxima eficácia e de forma inequívoca, os sítios a visitar.
- Controlo e customização dos conteúdos a apresentar no mapa: No mapa é possível identificar o território em questão, através do desenho da área turística. Ao recorrer a um SIG integrado na própria plataforma em vez de direcionar o utilizador para uma plataforma externa, permite total controlo da informação a apresentar no mapa e consegue colocar em destaque o território em questão.
O mapa interativo permite ainda estruturar a oferta turística como camadas de informação personalizadas, de acordo com a estratégia de comunicação da entidade turística. Conheça todas as potencialidades do nosso mapa interativo aqui. - Maior interatividade e objectividade da ferramenta: a implementação de um SIG no qual o utilizador consegue calcular o percurso mais eficaz para chegar ao local, é a ferramenta ideal para tornar a plataforma mais útil. Conseguir obter direções, com base na proximidade dos pontos de interesse à localização do utilizador, cruzando ainda com informação de trânsito em tempo real, irá permitir planear de forma prática a viagem e se orientar com rigor.
- Experiência personalizada: uma ferramenta que permita ao turista planear a sua visita, com a criação de um roteiro de acordo com a seleção de favoritos é a melhor forma de corresponder às expetativas do utilizador. O sistema de favoritos integrado num SIG irá otimizar o planeamento da viagem, apresentado os vários pontos a visitar por ordem de proximidade. No caso da visita se estender por vários dias, será importante que o sistema seja capaz de cruzar outros tipos de informação, de forma a organizar a visita tendo em conta a meteorologia, por exemplo, ou a data dos eventos e sua localização. Dispomos de informação sobre eventos e a programação mais significativa em Portugal.
- Apresentação de informação relevante ao utilizador: a integração de um sistema de navegação que oriente o utilizador no local, com sugestões de visita relevantes de acordo com sua a posição é a melhor forma de dar a conhecer a região.
- Relacionar informação virtual com o contexto real: outras funcionalidades como realidade aumentada ou tracking da visita em aplicações indoor que assentam num SIG, irá proporcionar uma experiência imersiva que acrescenta valor à experiência do turista.
- Fidelização do utilizador e prolongamento do tempo de vida da plataforma: integrar um sistema de informação geográfica que apoia a visita do turista desde a pesquisa e consulta de informação, o momento de planeamento da viagem, passando pela orientação no local até à experiência real da visita, é uma forma de manter o visitante na plataforma, estendendo a sua utilização, ao mesmo tempo que prolonga o tempo de vida do produto. Este tipo de funcionalidades levará o utilizador a recorrer várias vezes à plataforma, permitindo que esta não se extinga num só momento da consulta antes da visita.
A InfoPortugal desenvolve soluções web e mobile integradas com diferentes áreas de conhecimento, com foco nas necessidades dos clientes. O carácter multidisciplinar e a experiência acumulada proporciona uma vantagem competitiva no desenvolvimento e implementação de plataformas interativas de Turismo, para que a solução ideal seja entregue com a máxima eficácia. A extensa base de dados geográficos e informação cartográfica que dispomos permite criar um contexto relevante para a oferta turística que qualquer entidade pretenda promover.
Várias organizações, públicas e privadas, confiam na InfoPortugal o desenvolvimento de soluções à medida, na qual enriquecem os seus conteúdos com a nossa informação georreferenciada, integrada num SIG.
Para saber mais sobre as nossas Soluções de Turismo, entre em contacto connosco ou veja um dos nossos casos de estudo.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!