Município de Setúbal investe em plataforma SIG para gestão do Património verde georreferenciado
O município de Setúbal tem investido, nos últimos anos, na gestão e planeamento do património verde, com a nova ferramenta digital para inventário e a georreferenciação de árvores e espaços verdes, produzida pela InfoPortugal.
Cartografia
O inventário baseou-se na produção cartográfica anterior, que consistiu no fornecimento de Cartografia à escala 1:10 000 do Concelho de Setúbal e Cartografia à escala 1:2 000 das áreas Urbanas do mesmo concelho. A Cartografia foi produzida com base em duas coberturas aéreas efetuadas com o nosso equipamento aerofotogramétrico.
Restituição fotogramétrica
Através da cobertura aérea, apoio fotogramétrico e triangulação aérea, foi possível obter a visualização 3D, de forma a criar uma restituição fotogramétrica, que pressupõe a aquisição dos elementos planimétricos e altimétricos do terreno.
Completagem de Campo e Classificação
A recolha de informação do património verde georreferenciado foi verificada e completada na fase de Completagem de campo. Para além desta validação dos dados, foi realizada a Classificação (botânica) especializada, na qual foram identificadas em campo mais de 2 centenas de espécies de arboredo.
Potencialidades do SIG
Este projeto permitiu um conhecimento aprofundado e detalhado do território em matéria de património arbóreo, tendo sido identificadas e classificadas uma enorme quantidade de árvores e grande variedade de espécies. Através do Sistema de Informação Geográfica (SIG), é possível realizar estudos e estatísticas de forma a permitirem não só a gestão e manutenção do património arbóreo atual, como também prever tendências e planear os melhores locais para futuras implementações de mais espaços verdes e espécies. A nova plataforma que desenvolvemos para o concelho de Setúbal apresenta diversas vantagens, entre as quais se destacam:
- Conhecimento detalhado do território;
- Ferramenta de planeamento;
- Ferramenta de gestão de equipas;
- Melhor resposta às expectativas da comunidade através de rastreio das reclamações e inquéritos aos utentes;
- Divulgação do Património Verde do município como fonte de atração para visitantes e orgulho dos residentes.
“Esta tecnologia é indispensável para conhecer melhor o nosso património verde”
destacou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, na apresentação pública do Inventário e Georreferenciação dos Espaços Verdes e Árvores Municipais do Concelho de Setúbal, que aconteceu a 21 de março de 2019, na qual a InfoPortugal também contribuiu e participou.
Saiba mais em detalhe que informações o município conseguiu e a satisfação com a plataforma desenvolvida pela InfoPortugal, na notícia publicada na página do Município de Setúbal: https://www.mun-setubal.pt/patrimonio-verde-georreferenciado/
A informação resultante deste inventário e georreferenciação do património verde está disponível no geoportal do município.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!