Identidade gráfica de marcas turísticas: 7 razões para renovar

A identidade gráfica e a linguagem visual de uma marca refletem tudo o que uma empresa ou instituição acredita e representa no mercado, incluindo sua missão, visão e valores. Renovar a identidade gráfica é uma decisão estratégica e um marco na história da marca, uma vez que representa uma mudança a vários níveis. Temos assistido a vários casos de rebranding de várias marcas já consolidadas. Por vezes, esta mudança não é consensual e divide o público. Por isso, é importante saber o porquê e quando optar por renovar:

  1. Atualização Visual
    Com o tempo, as tendências de design mudam, surgem novas formas, nova tipografia, novas tecnologias. Uma identidade gráfica renovada pode modernizar a imagem da marca, tornando-a mais apelativa e relevante no mercado atual.
  2. Reflexo de mudanças internas
    Se a instituição passou por mudanças significativas, como novos objetivos, valores ou liderança, a identidade gráfica deve refletir essas transformações e afirmar-se diante do seu público.
  3. Aumento da visibilidade
    Uma nova imagem pode ajudar a destacar a marca num mercado competitivo, criando mais diferenciação face à concorrência e atraindo mais atenção. Elementos visuais únicos podem criar uma imagem memorável, diferenciando-a de outras entidades. Sobretudo em marcas turísticas é essencial garantir que o logo transmite elementos únicos e distintos, que caracterizem o território que representam. O reconhecimento da região através de elementos visuais ou apontamentos formais vão ajudar o público a memorizar o que é distintivo na região e potenciar a visita.
  4. Fortalecimento da marca
    Uma identidade gráfica coerente e atualizada ajuda a construir uma marca forte, facilitando o reconhecimento e o impacto da imagem.
  5. Melhoria na comunicação
    Elementos visuais claros e modernos podem facilitar a comunicação, podendo haver necessidade de tornar o logo mais legível e a mensagem mais acessível. A consistência e coerência do grafismo pelos mais variados suportes gráficos, ajudam a transmitir a mensagem de forma mais eficaz, seja em campanhas publicitárias ou em materiais informativos.
  6. Mudança no comportamento do público
    Os hábitos de consumo e as necessidades do consumidor vão mudando ao longo do tempo, por isso é necessário que as marcas vão acompanhando e se atualizando para conseguir chegar ao seu público. Uma identidade renovada pode contar uma história ou transmitir valores que ressoam com o público. Isso cria uma conexão emocional, essencial para instituições culturais que procuram envolvimento e confiança dos turistas.
  7. Atração de novos públicos
    Uma identidade visual atualizada pode captar a atenção de novos visitantes. Um design moderno e atraente pode despertar o interesse de diferentes faixas etárias e perfis, ampliando o alcance da marca.

Portanto, renovar a identidade gráfica constitui uma oportunidade de revitalizar a imagem da marca e fortalecer sua presença no setor. Especialmente para instituições turísticas e culturais, uma identidade gráfica renovada pode ressaltar a importância do património que representam, atraindo mais visitantes e promovendo a preservação de tudo o que representa nesse território.

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