10 formas de contribuir para o Turismo Responsável

O Turismo Responsável, aliado à sustentabilidade e responsabilidade social, não é apenas uma preocupação dos operadores turísticos, mas sim de toda a comunidade. Todas as pessoas envolvidas no Turismo, incluindo o turista, podem colaborar para o Turismo Responsável. Por isso, partilhamos 10 formas de contribuir para um Turismo Responsável que podem ser postas em prática por toda a gente que visita um destino turístico:

  1. Optar por acomodações sustentáveis
    Escolher hotéis e alojamentos que possuam certificações de sustentabilidade, como o Green Key, Eco-Hotel, ou o Rótulo Ecológico Europeu, é uma forma de garantir que potenciamos os estabelecimentos que seguem práticas responsáveis.
  2. Reduzir o impacto ambiental
    O recurso a meios de transporte sustentáveis vai contribuir para a redução da nossa pegada de carbono. Optar por transportes públicos, andar de bicicleta, ou mesmo preferir caminhar é uma forma de reduzir o impacto ambiental das nossas viagens. E se tiver que alugar um veículo, opte por um veículo elétrico ou híbrido.
  3. Economizar recursos
    Ser consciente no uso de água e energia vai contribuir para o Turismo Responsável e, por vezes, são pequenos gestos que fazem a diferença, tal como desligar as luzes e o ar condicionado quando não estiver no quarto ou reutilizar toalhas e lençóis.
  4. Apoiar a economia local
    Consumir produtos endógenos, seja experimentando a gastronomia local em restaurantes típicos, seja comprar produtos de artesãos ou da indústria local, vai ajudar a economia local e contribuir para a preservação das tradições culturais.
  5. Não deixar rasto
    Evitar deixar lixo nos locais, especialmente se forem sítios ligados ao Turismo de Natureza.
  6. Participar em atividades responsáveis
    Escolher tours e atividades que incluam as comunidades locais, e que privilegiem as tradições e costumes da região é uma ótima forma de se envolver e apoiar a cultura do local que se visita.
  7. Apoiar iniciativas de conservação
    Contribui para projetos de conservação e proteção ambiental. Muitas vezes, os destinos turísticos têm programas de voluntariado ou iniciativas que podem ser apoiadas.
  8. Sensibilização e divulgação
    Informar-se sobre práticas de turismo responsável e partilhar esse conhecimento com amigos e familiares irá ajudar na divulgação, mas sobretudo na sensibilização para estas causas. Quanto mais estiverem conscientes, maior será o impacto positivo.
  9. Planear viagens fora da época alta
    Viajar fora da época alta ajuda a reduzir a pressão sobre os destinos turísticos, o esgotamento de recursos e proporciona uma experiência mais tranquila.
  10. Procurar destinos menos conhecidos
    Procurar destinos menos conhecidos e evitar grandes centros turísticos ajuda a reduzir a sobrelotação, preserva os recursos locais e proporciona uma experiência de viagem mais autêntica e sustentável.

Contribuir para o turismo responsável é uma forma de garantir que os destinos que tanto gostamos de visitar continuem a ser lugares vibrantes e acolhedores para as futuras gerações. E todos podemos participar para manter o Turismo como uma atividade de impacto positivo.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *