Design emocional

Nós somos seres emocionais. A emoção é uma poderosa ferramenta da perceção humana que nos ajuda a orientar no mundo. Quando uma emoção é positiva tendemos a seguir na direção do que a fez surgir e quando é negativa tendemos a evitar a direção dessa emoção. 

O design emocional é uma abordagem que visa potenciar experiências emocionais no utilizador. É uma estratégia de criação de produtos, serviços ou experiências que pretendem focar os clientes numa determinada direção, ao evocar intencionalmente certas emoções. Essas emoções podem ser variadas, desde alegria e felicidade até conforto e segurança, desde que estejam de acordo com o objetivo desejado. 

Na sua essência, o design emocional visa criação de um vínculo emocional entre o utilizador e o produto. Isto faz com que o utilizador se sinta mais conectado com a experiência oferecida. Para isso, o designer precisa de entender as emoções que deseja provocar e como fazê-lo através de diversas estratégias, quer elas sejam físicas ou psicológicas.

Estratégias físicas podem envolver elementos visuais, sonoros, táteis e até mesmo olfativos enquanto estratégias mais psicológicas podem tirar partido de elementos como story telling ou mesmo algum tipo de campanhas sociais. Desde que o objetivo de fazer o utilizador sentir a emoção pretendida seja atingido, podemos considerar o produto ou serviço como detentor de design emocional.

Exemplos de estratégias físicas podem ser packaging extremamente elaborados, que façam o utilizador sentir uma sensação de abundância ou prosperidade.

Uma estratégia psicológica pode ser uma campanha na qual o produtor se comprometa prestar algum serviço solidário, ao realizar a compra do produto. Isto resulta numa sensação de orgulho, realização, contribuição no utilizador.

Conhecer o público alvo e perceber as suas necessidades emocionais pode ser um fator decisivo para a estratégia de design a escolher. A emoção é um fator de enorme importância no acto de compra ou consumo de um bem ou serviço. É importante olhar para as emoções durante o processo de design e saber utiliza-las a favor do utilizador, de forma a propiciar experiências enriquecedoras e positivas

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