Do desenho do serviço à avaliação do UX/UI Design

O estágio que efetuei na InfoPortugal surgiu no âmbito da dissertação que desenvolvi no Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O estágio centrou-se no desenho do serviço e na avaliação UX/UI de uma aplicação móvel de realidade aumentada, para promoção turística. Desta forma, os principais objetivos passaram pela aplicação de princípios de desenho de serviço no desenvolvimento da aplicação, estudando a sua possível implementação no mercado, bem como a avaliação da usabilidade dos protótipos desenvolvidos, reunindo importantes requisitos e necessidades do utilizador, para uma aplicação deste género.

metodologia utilizada consistiu em sprints semanais, com reuniões de ponto de situação todas as terças-feiras com elementos da equipa de Design e Desenvolvimento da Infoportugal. Para além disso, foram realizados dois testes de usabilidade focados nas interfaces inicais da aplicação e dois focus groups, direcionados à avaliação da experiência do utilizador relativamente ao jogo.

A minha intervenção permitiu que, através da aplicação de princípios de desenho de serviço, fosse possível compreender a forma de integração desta aplicação no mercado, bem como possíveis barreiras e limitações para suceder no mesmo, bem como identificar e reunir requisitos essenciais e necessidades do utilizador para melhorar os protótipos desenvolvidos até à altura.

O projeto foi concluído com sucesso, atingindo os objetivos inicialmente propostos. O presente estágio permitiu-me aprofundar o conhecimento sobre esta área emergente de realidade aumentada, bem como introduzir-me à realidade de um ambiente empresarial. Por estas razões, sinto-me grato pela oportunidade, e agradeço muito à Infoportugal por todo o contributo fornecido ao longo do estágio.

João Coelho

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *