Benefícios da Metodologia Agile

A metodologia Agile baseia-se no desenvolvimento iterativo e incremental da gestão de projetos e do desenvolvimento ágil de software. Esta metodologia caracteriza-se por dividir cada projeto em pequenas partes que devem ser concluídas semanalmente ou em curtos períodos de tempo. Assim, torna-se mais simples compreender prioridades e introduzir mudanças no desenvolvimento do projeto, caso seja necessário. A avaliação frequente do projeto cria oportunidades para avaliar a sua direção durante o ciclo de desenvolvimento.
A InfoPortugal tem vindo a experimentar várias formas de implementar esta metodologia. Os seus benefícios são comprovados:

  • Envolvimento e satisfação das partes interessadas;
  • Transparência da evolução do projeto;
  • Constante entrega de valor ao cliente;
  • Alta previsibilidade de entregas;
  • Controlo do risco;
  • Melhoria da qualidade, as revisões regulares permitem encontrar erros e corrigi-los precocemente, melhorando a qualidade geral.

Esta metodologia facilita o desenvolvimento do projeto, visto que terão de ser realizadas entregas contínuas de componentes. A entrega iterativa faz com que o projeto seja adaptável e aberto à incorporação de mudanças, todas as fontes de informação são partilhadas criando um ambiente de trabalho aberto. Os processos iterativos permitem a entrega contínua de valor tão frequente quanto exigido pelo cliente e seguem o seguinte fluxo cíclico de trabalho:

Esta metodologia Agile permite a resolução de problemas adaptativos e complexos, ao mesmo tempo que, de forma produtiva e criativa, entrega produtos com o maior valor possível. E torna clara a eficácia das práticas de gestão e de desenvolvimento de produtos tendo em vista a melhoria contínua do produto, da equipa e do ambiente de trabalho.

Na InfoPortugal não nos seria possível desenvolver projetos tão multidisciplinarescomplexos e exigentes como, por exemplo, apps turísticas de uma forma tão eficiente e flexível sem esta metodologia. Os nossos resultados comprovam a eficiência e os benefícios deste método de trabalho que certamente recomendamos.

Para saber mais sobre websites e apps turísticas entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.

 

 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *