Novo projeto de alcance internacional

Portugal, como destino turístico, está na moda. Um dos sintomas deste “hype” internacional são as centenas de visitantes espalhados por todo o mundo, que diariamente acedem ao principal site de promoção do nosso país www.visitportugal.com. Nele é possível encontrar todo o tipo de conteúdos e imagens que mostram o melhor de Portugal. Um dos mais recentes projetos da Infoportugal, que nos chega através do Turismo de Portugal para o seu site, visa precisamente engrossar a oferta de informação disponível para o visitante estrangeiro.

O Mundo da Fotografia visto por uma “não fotógrafa”

A Academia Olhares é o projeto formativo do site Olhares, uma marca gerida pela InfoPortugal.

O desafio de coordenar formação só na área da Fotografia e cursos ministrados pelo país era grande, mas foi aceite sem hesitar. Mestre em Psicologia da Saúde, entrei no mundo da Fotografia mesmo não sendo fotógrafa e abracei o projeto, que me abriu novas perspetivas.

Mapas Turísticos: Descubra um outro lado do Alentejo

Este Verão parta à descoberta de paisagens e sabores, com os mapas turísticos “Roteiros eno-gastronómicos – Da Terra à Mesa” e o “TransAlentejo Alqueva”.
Esta é uma proposta para estas férias, sob a forma de desdobráveis para o turista levar no bolso. Desenvolvidos pela InfoPortugal para a entidade do Turismo do Alentejo, estes compõem-se por um conjunto de dois mapas, com cartografia atualizada do mapa de estradas, que dão a conhecer um outro Alentejo.

Casos de sucesso de cartografia homologada em 2017

A InfoPortugal tem vindo a apostar fortemente no mercado da produção de cartografia homologada porque é uma necessidade dos nossos clientes.
O Decreto-Lei n.º 193/95, de 28 de julho, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 141/2014, de 19 de setembro, obriga a que a cartografia produzida para fins de utilização pública seja homologada pela entidade reguladora (Direção Geral do Território).
Quer isto dizer que a cartografia que for utilizada como base aos programas e planos territoriais tem que ser oficial ou homologada e atualizada conforme o tipo de plano, ou seja:
a) nos planos diretores intermunicipais e nos planos diretores municipais: cartografia não pode ter mais que três anos de desatualização;
b) nos planos de urbanização a cartografia não pode ter mais que dois anos de desatualização;
c) nos planos de pormenor a cartografia não pode ter mais que um ano de desatualização.

Wagtail-modeltranslation: Tradução de conteúdos no Wagtail CMS

Cada vez mais vivemos num mundo onde é importante pensar global e como tal um dos requisitos mais pedido passou a ser a localização de conteúdo. Como tal é necessário que as ferramentas utilizadas permitam que o processo de traduzir conteúdo em múltiplas línguas seja simples e intuitivo. Na InfoPortugal grande parte dos websites desenvolvidos são integrados num CMS (Content Management System), que têm como grande vantagem em relação a um wesite estático a possibilidade do cliente possa editar o conteúdo disponível no website sem ser necessária a intervenção de uma equipa de desenvolvimento.

Fotorreportagem: Voar Portugal, de norte a sul, num dia

A InfoPortugal propôs-me ser o ‘FlyBoy’ da empresa. Desafio aceite. Nunca tinha imaginado um dia fazer fotografia aérea mas não poderia deixar de aceitar esta nova experiência.
É um trabalho bastante diferente de todos os outros, que me dá o privilégio de observar o país de uma perspetiva diferente.

Design is how it works

“Most people make the mistake of thinking design is what it looks like. People think it’s this veneer – that the designers are handed this box and told, ‘Make it look good!’ That’s not what we think design is. It’s not just what it looks like and feels like. Design is how it works.” – Steve Jobs

Partindo da premissa de Steve Jobs, podemos compreender que o Design não é sobre o aspeto visual de uma solução ou produto, mas sobre a forma como este funciona.

Realidade Virtual: Experiências Imersivas com Vídeos 360º

Fui recentemente desafiado pela InfoPortugal para participar numa formação sobre vídeos 360 graus, conduzida pelo Rafael Antunes, gestor de produto na Impresa. Já tinha tido a oportunidade de ver alguns vídeos do Expresso e da SIC em 360º, realizados pela equipa liderada pelo Rafael, mas na verdade desconhecia a dimensão da proliferação destes vídeos nos media em todo o mundo (…)

A complexidade das coisas simples

“Não fazemos a mínima ideia que o nosso telemóvel está a receber micro-ondas provenientes de várias constelações de satélites artificiais, geridos por organizações militares Americanas, Russas e Europeias, em diferentes estados de maturação evolutiva, nem que essas micro-ondas transportam dados de relógios atómicos, e que a nossa localização é calculada em função da velocidade de propagação da onda eletromagnética transportadora do tempo (…)”

Nas praias de areia branca, em Troia

Conhece Troia? O drone da InfoPortugal mostra-nos um pouco desta região.
A não perder: as praias de areia branca, a marina, as ruínas romanas e o porto palafítico da Carrasqueira.