5 benefícios da Cartografia para o Turismo

A Cartografia e o Turismo são dois sectores distintos, mas intrinsecamente relevantes para a economia nacional. À primeira vista, os dois sectores parecem ter pouca relação um com o outro, no entanto, é quando a Cartografia é aplicada a soluções

Turismo e Património: optar por Fotogrametria ou Modelação 3D

O Turismo é frequentemente associado ao Património e Cultura de uma região, enquanto ponto de interesse turístico. Neste âmbito, a representação e documentação de monumentos históricos torna-se fundamental, não só para a conservação do património cultural, mas também para …

BTL ’24

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), evento de destaque no setor turístico português, retorna à Feira Internacional de Lisboa de 28 de Fevereiro a 3 de Março.

Entre as novidades da BTL deste ano, destaca-se o tema do …

formação power bi, em academia infoportugal

Power BI: domine a análise de dados

A Academia InfoPortugal anuncia a mais recente novidade na sua oferta formativa, focada na ferramenta Power BI. Projetada para capacitar profissionais e empresas na análise e visualização de dados, o curso “Power BI – Iniciação“, …

Produção de Cartografia Imagem NdD1 do concelho de Ovar

Município de Ovar, adjudicou à InfoPortugal um projeto de produção de Cartografia de imagem de alta qualidade.

A adjudicação conferida, resultou na execução dos ortofotomapas no nível de detalhe 1, da totalidade do concelho de Ovar. Foi

Top 10: potencialidades da Inteligência Artificial aplicadas ao Design Digital

O Design Digital está a passar por uma transformação notável, impulsionada pela integração da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de Interfaces do Utilizador (UI) e na Experiência do Utilizador (UX). Esta inovação promete não apenas melhorar a eficiência e …

Blockchain na Cartografia 

Segurança e Autenticidade dos Dados Geoespaciais

A tecnologia blockchain, inicialmente concebida para transações de criptomoedas, surge agora como uma solução inovadora para fortalecer a segurança e a autenticidade dos dados geoespaciais na cartografia.

Num mundo cada vez mais …

Cartografia Participativa

Envolver a Comunidade na criação e gestão de Sistemas de Informação Geográfica 

Historicamente, a criação de mapas foi muitas vezes uma tarefa exclusiva de especialistas. No entanto, reconhecer o conhecimento único detido pela comunidade local é essencial para a produção …

Cartografia Homologada 2023

A produção de cartografia homologada para fins de utilização pública tem sido um dos grandes investimentos da InfoPortugal. Exemplo disso, são os municípios e outras instituições públicas que têm confiado à InfoPortugalprodução de cartografia vetorial ortocartografia, para obter a sua …

Tendências e Previsões do UX/ UI Design para 2024

O UI Design (design de Interface do Utilizador) e UX Design (design de Experiência do Utilizador) estão numa constante evolução, impulsionados pelas mudanças tecnológicas e pelas crescentes expectativas dos utilizadores. Agora que entramos em 2024, é fascinante explorar as …