TV-Metadata: enriquecer a experiência de VOD (Video On Demand)
VOD, ou Video on Demand (Vídeo a Pedido), é uma tecnologia que permite ao utilizador aceder a conteúdos de vídeo tais como filmes ou séries, a qualquer momento, sem ter de seguir a programação pré-definida da televisão. Com o VOD é possível escolher o que ver, quando quiser e onde quiser, em qualquer dispositivo compatível, como smartphones, tablets, televisores ou computadores.
As principais vantagens do VOD são a flexibilidade de tempo e liberdade de escolha. Ao contrário da televisão, o VOD permite que o espectador escolha o conteúdo que quer ver, no momento que lhe for mais conveniente. Tipicamente, o VOD pode ser disponibilizado por streaming, onde o vídeo é reproduzido online.
Existem vários modelos de negócio associados a este serviço, que incluem:
- SVOD (Subscription Video on Demand): Vídeo por subscrição, como acontece com a Netflix, HBO Max ou Disney+.
- TVOD (Transactional Video on Demand): Paga-se por conteúdo individual, como na compra ou aluguer de filmes e séries, por exemplo, no Google Play ou Apple TV.
- AVOD (Advertising-based Video on Demand): É gratuito, mas contém anúncios publicitários, como o YouTube.
No contexto do Video on Demand, a Metadata de televisão é essencial para várias funções:
- Pesquisa e descoberta: facilita a pesquisa por conteúdo específico e a descoberta de novos programas baseados nas preferências do utilizador.
- Recomendações personalizadas: algoritmos utilizam metadata para sugerir conteúdo que o utilizador provavelmente gostará, com base no seu histórico de visualização.
- Navegação intuitiva: ajuda a organizar o conteúdo de forma lógica e acessível, permitindo uma navegação mais fácil e intuitiva.
- Informações detalhadas: os metadados de televisão fornecem aos espectadores informações detalhadas sobre o conteúdo, ajudando-os a decidir o que assistir.
Processamento e enriquecimento de Metadata para Video on Demand
Existem empresas especializadas que processam e enriquecem a metadata de conteúdo para VOD, de acordo com as especificações das plataformas dos clientes. Isto envolve as seguintes tarefas:
- Recolha de dados: reunir informações de várias fontes confiáveis.
- Organização e uniformização: garantir que os dados estejam num formato consistente e uniformizado.
- Enriquecimento: adicionar informações adicionais, como biografias de atores, críticas e avaliações.
- Atualização contínua: manter a metadata atualizada com as últimas informações e lançamentos.
É aqui que entra a InfoPortugal e a sua equipa de EPG, que diariamente agrega e trata vários tipos de informação, operando atualmente como líder de fornecimento de conteúdos de Metadata em Portugal, com expansão internacional.
Extraímos e uniformizamos toda a informação num único formato customizado, de acordo com as especificações de cada cliente, incluindo metadata para serviços VOD.
Saiba mais em: tv-metadata.infoportugal.pt
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!