Rota dos Templários: uma Viagem Imersiva pelo Médio Tejo
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo) lançou um projeto inovador que promete transformar a forma como interagimos com a história e o património cultural: a Rota dos Templários. Este projeto combina plataformas digitais e experiências imersivas, todas dedicadas ao fascinante tema dos Templários no território do Médio Tejo.
A CIM Médio Tejo adjudicou à EDIGMA a implementação do projeto, e confiaram à InfoPortugal o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas de apoio à visita turística, que incluiu o website, a aplicação móvel, as visitas virtuais 360º e a criação de quatro jogos para o público infantil. Além disso, a InfoPortugal assumiu a produção de conteúdos e respetivas traduções para inglês, francês e espanhol, tornando a Rota acessível a um público internacional.
O website templarportugal.com apresenta a oferta turística organizada por 4 itinerários: itinerário militar, religioso, simbólico e arquitetónico, criados para direcionar o turista consoante as suas preferências. Para além da Rota Templária, são apresentados outros pontos de interesse do território que complementam a visita. Todo o portal é focado no planeamento da viagem, por isso está equipado com o trip planner e o sistema de favoritos, integrados no mapa interativo. O mapa interativo permite a criação de itinerários à medida, destacando cada um dos recursos da Rota dos Templários.
Além do website, a InfoPortugal desenvolveu a aplicação móvel (APP) e o backoffice que serve ambas as plataformas, assegurando a gestão sincronizada de conteúdos. A app está disponível para Android e iOS e as suas funcionalidades principais são o Passaporte Digital e o Photobooth. Com o Passaporte, o utilizador pode validar a sua localização perto do monumento para obter o carimbo digital e assim completar o passaporte. O Photobooth permite que o utilizador tire fotografias com molduras temáticas, de forma a tirar partido do seu potencial de partilha e comunicação nas redes sociais.
Para adicionar um elemento lúdico à aprendizagem, a InfoPortugal desenvolveu jogos online que incluem quizzes, jogos de memória, puzzles e a “Conquista do Templário”. Estes jogos estão integrados tanto no website quanto na aplicação, proporcionando uma forma divertida e interativa de explorar a história dos Templários:
- Jogo da memória: jogo clássico de cartas aos pares para memorização e identificação de imagens dos recursos da Rota dos Templários ou a iconografia da marca;
- Puzzle: com o objetivo de reconstruir uma imagem do(s) recurso(s) da Rota;
- Quiz: através de um conjunto de questões, os utilizadores vão aprender sobre a história dos templários. As respostas corretas contribuem para a aprendizagem e dão feedback dos conhecimentos adquiridos;
- A conquista do Templário: jogo em que o utilizador controla um templário para o fazer desviar-se dos obstáculos, de forma a obter a melhor pontuação.
Outro dos destaques do projeto são as 11 Visitas Virtuais 360º. Estas visitas permitem aos utilizadores explorar locais históricos com uma riqueza de detalhes, através dos panoramas 360º, por 11 recursos da Rota dos Templários:
· Castelo Templário;
· Igreja Santa Maria do Olival;
· Levada de Tomar – Moinhos e Lagares d’El Rei;
· Castelo de Almourol;
· CITA – Centro de Interpretação Templário de Almourol;
· Torre Pentagonal de Dornes ou Torre Templária;
· Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pranto;
· Fortaleza de Abrantes;
· Castelo de Ourém;
· Castelo da Sertã;
· Castelo de Torres Novas.
Por fim, a InfoPortugal não só criou as plataformas digitais, mas também se encarrega do alojamento e manutenção das mesmas, assegurando que a experiência dos utilizadores seja sempre fluida e sem interrupções.
Aceda a templarportugal.com e descubra os segredos dos Templários pelo Médio Tejo!
Para saber mais sobre as nossas soluções de Turismo entre em contacto connosco ou consulte o nosso portefólio.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!