Design Shots: Mapas mentais

A organização dos nossos pensamentos é uma tarefa de grande importância. Se não nos focarmos na sua estruturação corremos o risco não só de perdermos algumas das ideias mais interessantes que nos possam surgir como também seremos mais confusos ao expressarmos os nossos conceitos e os nossos projetos. Existem diversas formas de organizarmos os nossos pensamentos que nos podem ajudar a resolver estas questões. Algumas pessoas gostam de pensar em vós alta, outras preferem escrever. Mas existe um processo de organização mais visual dos pensamentos. Os mapas mentais são uma ferramenta importante de clarificação mental porque aliam diversas técnicas de organização e de articulação das ideias.

Esta fácil articulação das ideias consegue-se quando um processo de difusão de uma ideia da nossa mente para o material é curto e com pouca fricção. Um desenho rápido ou a escrita de tópicos são exemplos de transmissões rápidas de ideias para o material.

A organização das ideias é mais fácil quando estas estão divididas em pequenos pedaços em vez de serem desenvolvidas em grandes quantidades como é o caso de um texto corrido.

Os mapas mentais tiram proveito destes princípios e assumem como ponto de partida um único tópico central que se começa a desenvolver à sua volta. São usados pequenos conjuntos de palavras que são divididos, hierarquizados, destacados e conectados através de cores, formas e imagens. 

Os mapas mentais são das ferramentas organizacionais mais flexíveis e fluidas porque não assumem a mesma estrutura rígida de um texto, um manual ou mesmo um discurso. Aqui conseguimos ter uma percepção visual do todo e simultaneamente do pormenor. É um método que não requer apenas um participante. Os mapas mentais trazem imensas vantagens quando desenvolvidos coletivamente sendo uma forma muito eficaz de reunir ideias provenientes de diferentes pessoas.

Clarificar, organizar e conciliar as nossas ideias é realmente uma capacidade que não deve ser posta de lado atualmente. Os mapas mentais podem justamente ser a melhor ferramenta para ajudar neste processo. 

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *