App AllAboutPortugal: a experiência de um estágio

O estágio que efetuei na InfoPortugal surge na minha carreira como a unidade curricular de Estágio, do plano de estudos da Licenciatura em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o qual eu frequento.

Neste tive a oportunidade de me integrar na equipa de Desenvolvimento e trabalhar sobre o All About Portugal (www.allaboutportugal.pt) e fazer o protótipo da app,  introduzindo o sistema de autenticação e validação dos pontos de interesse.

Como o meu projeto se insere noutro, o primeiro passo foi investigar sobre a ferramenta que lhe deu origem: Django. Esta ferramenta é bastante benéfica uma vez que a criação de novos projetos é rápida. Já aprendidas algumas das funcionalidades desta framework segui para o estudo de como o AllAboutPortugal funciona internamente. Assim, podia criar a API que ia servir de “ponte” entre a base de dados que serve o site e a aplicação.

A segunda parte do projeto foi a concretização da app. Esta foi realizada em React Native, que possibilita a execução do mesmo código em Android e iOS.

React Native funciona como React, uma framework criada pelo Facebook para criar user interfaces, sendo que uma é para desenvolvimento em mobile e outra é web. Esta experiência foi o meu primeiro contacto com o mercado de trabalho e consigo dizer que me integrei muito bem na equipa.

Posso garantir que a InfoPortugal tem um excelente ambiente de trabalho e cooperação entre os departamentos sejam eles desenvolvimento ou cartografia e estão de parabéns por isso. Obrigado a todos que me apoiaram porque aprendi imenso com esta oportunidade.

Armando Manuel Martins

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *