cursos excel academia infoportugal

O mundo funciona em Excel

Na verdade, o mundo funciona com dados, que idealmente evoluem para informação, conhecimento e sabedoria. E embora quando se fala em dados, muitos de nós pensamos em Contabilidade, Economia ou Finanças, quase todas as áreas de actividade necessitam de ser alimentadas com dados. Basta pensar na enorme quantidade de dados que são produzidos a partir de um jogo de alta competição, ou todos os números que são divulgados sobre a pandemia, e aqueles que, não sendo tão mediáticos, são utilizados para maximizar o número de vacinações ou estimar os recursos hospitalares necessários na próxima semana ou mês.

Num mundo cada vez mais digital, onde os dispositivos móveis têm enorme preponderância e são muito fáceis de utilizar, somos levados a pensar que todas as aplicações estão perfeitamente integradas, comunicam autonomamente e dão aos decisores os melhores dados. Mas a realidade não podia ser mais diferente…

Numa multitude de sectores e actividades, o Excel é uma ferramenta essencial, para a extracção de dados de um sistema, adaptação e alimentação de outro sistema. Mais usual ainda, o Excel é a ferramenta de eleição para manipulação e análise de dados e produção de informação.

Apesar de o Excel estar a caminho dos 35 anos de vida, a Microsoft não descansa nos louros passados, anda atenta ao que pedem os utilizadores, e tem ao longo dos anos acrescentado funcionalidades que o tornam cada vez mais poderoso e actual. A juntar-se às tabelas e tabelas dinâmicas, introduzidas há muitas versões atrás, nos últimos anos vimos o Excel crescer com excitantes inovações, como o Power Pivot, Power Query, permitindo obter e analisar informação proveniente de múltiplas fontes (outros ficheiros de Excel, PDF, páginas web, bases de dados, etc.), e mais recentemente, as matrizes dinâmicas e as funções LET e LAMBDA.

Paradoxalmente, a maior vantagem do Excel é também a sua maior desvantagem. Sendo uma ferramenta poderosa e sobretudo extremamente flexível, permite grandes graus de liberdade. Quando usada correctamente, esta flexibilidade permite rapidamente alimentar e tratar informação, e fazer qualquer adaptação necessária. O outro lado da flexibilidade permite que um utilizador menos experiente ou menos atento possa com facilidade cometer erros, por vezes com origens em operações simples, como copiar-colar, ou fórmulas que omitem células relevantes. Uma simples pesquisa por “Excel horror stories” no Google permite encontrar vários notáveis exemplos. Um exemplo curioso da importância e prevalência do Excel, alguns genes humanos tiveram o seu nome alterado pelos cientistas para evitar erros quando esta informação é tratada em Excel.

O mundo funciona com dados e muitos dados são tratados em Excel, em quase todas as empresas, das mais pequenas às grandes multinacionais, e só por aí é fácil perceber a importância das competências e experiência nesta ferramenta. No entanto, pela minha experiência, existe uma grande escassez de profissionais com médias ou elevadas competências em Excel, sendo também normal as empresas e os profissionais sobreavaliarem o seu conhecimento e potencial que conseguem dele extrair. A aposta na formação e experiência em Excel, permite sem dúvida criar vantagens competitivas aos profissionais e aumentos de produtividade e decisão com melhor informação às empresas.

A pensar nas imensas potencialidades do Excel e de forma a proporcionar formação adequada para diferentes perfis de pessoas, a Academia InfoPortugal oferece 3 cursos com vários níveis de especialização em Excel: Excel Financeiro Iniciação, Excel Financeiro Intermédio e Excel Financeiro Avançado. Aproveite para ampliar horizontes, aposte na sua progressão de carreira com formação certificada e saiba mais sobre a Academia InfoPortugal, a nova plataforma de formação especializada nas diversas áreas tecnológicas da InfoPortugal.

António Oliveira, Formador de Excel Financeiro, escreve ao abrigo do antigo acordo ortográfico

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *