Design shots: Geodesign
O Geodesign consiste num campo de estudo emergente que combina o design com a geografia. Já existem semelhanças entre estas duas áreas, ambas lidam com questões de índole espacial, por exemplo. No entanto, quer o design quer a geografia têm vindo a ser pensadas de forma relativamente separada até então. Este novo conceito visa fornecer aos designers as ferramentas provenientes dos sistemas de informação geográfica de forma a concederem um feedback rápido e concreto relativo ao impacto das suas concepções. O geodesign permite, portanto, pensar o design através de um novo prisma ao mesmo tempo que confere à geografia um caráter criativo e inventivo.
Por outras palavras, o geodesign representa a análise dos dados derivados dos sistemas de informação geográfica por parte do designer e, consecutivamente, a concepção e elaboração de projetos assentes nessa mesma informação.
Como se define a junção entre os sistemas de informação geográfica e o design?
O termo “Sistemas” surge do uso de tecnologias e do computador para o processamento de dados.
“Informação” remete a uma metodologia baseada em dados que sejam específicos e mensurável.
“Geográfica” implica que a informação seja de cariz espacial (geologia, solos, hidrologia, estradas, uso da terra etc.).
Podemos concluir que os sistemas de informação geográfica são óptimas ferramentas para se reconhecer e entender padrões espaciais e quantitativos. Quando aliamos esta qualidade ao processo de design podem ser construídas novas soluções numa abordagem holística que enaltece ambas as áreas.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!