Os 3 pilares do Design Thinking
O design é geralmente entendido como um método ou disciplina que visa a concepção e produção de um produto através de um plano ou de um projeto. Mas atualmente o design tem vindo a ser entendido de uma forma ainda mais abrangente. Mais que mera projeção, o design é agora entendido como uma forma de pensar. A isto chamamos Design Thinking, um modo de pensar que conduz à transformação e a soluções inovadoras, através de um trabalho interdisciplinar.
Podemos resumir esta forma de pensar em três pilares essenciais.
Humanização
Durante o processo de criação de produtos ou serviços é fundamental ter-se em conta a perspectiva do utilizador. Não nos podemos esquecer que quem vai utilizar e interagir com o produto que está a ser criado é um humano e que os seus desejos concertos são fundamentais para este processo. Quando nos pomos no lugar do utilizador temos acesso a um novo ponto de vista mais humano e baseado na empatia, permitindo o desenvolvimento de soluções muito mais compatíveis com as necessidades reais do utilizador.
Experimentação
O medo de errar é um grande fator que contribui para que as grandes ideias nunca cheguem a ver a luz do dia. O Design Thinking abre espaço, através de abordagens como o pensamento lúdico ou a visualização de informação, para as ideias fluirem livremente abrindo caminho a inúmeras possibilidades. Quando não temos medo de errar tornamo-nos mais seguros para arriscar.
Holismo
Nenhum projeto existe no vácuo. Se formos capazes de compreender o produto ou serviço que estamos a desenvolver se enquadra dentro de um sistema de interações e entidades interdependentes conseguimos ter uma melhor noção da forma como fatores internos e externos o influenciam. O contexto e o ambiente mais amplos devem ser tidos em conta em qualquer processos de inovação.
Para saber mais sobre as nossas metodologias consulte o nosso portefólio ou entre em contacto connosco.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!