Leya Mia Couto – uma app com personalidade

A InfoPortugal desenvolveu para a editora Leya um conjunto de apps dedicadas a escritores portugueses conceituados. A app de estreia desta coleção foi dedicada a Mia Couto e é marcada por um design arrojado que aposta na cor como expressão da personalidade. Entretanto já estão também disponíveis as apps sobre António Lobo Antunes, Tiago Rebelo, Inês Pedrosa, Domingos Amaral e a app dedicada ao Prémio Leya, estando previsto o desenvolvimento futuro de mais aplicações de autor.

Todas as aplicações seguem uma estrutura em comum, criada com o intuito de aproximar o leitor ao escritor. Cada app pretende ser a referência quando se quer saber as novidades à volta do autor. Aquela onde pode aceder rápida e confortavelmente ao catálogo editorial, conhecer as últimas notícias e novidades do autor e da sua obra, e acompanhar a actividade do escritor. Em tempo real, o utilizador poderá saber o quão perto está o autor de si, seja a apresentar o seu último livro ou em conversa com os seus leitores.

A estrutura das apps é composta por biografia, com uma descrição biográfica, links para o perfil do autor nas redes sociais, uma citação de referência e as premiações do autor; bibliografia, onde é apresentado o catálogo de livros digitais, com possibilidade de compra; agenda e próximos eventos onde o autor estará presente, galeria de fotografias e vídeos do autor, links úteis de referência e notificações com notícias.

Tendo uma estrutura e layout idênticos para que as apps funcionem como uma coleção, procurou-se distinguir o design pela cor. As diferentes paletas cromáticas são criadas de acordo com a identidade visual dos livros e da presença online de cada autor. No caso da app de Mia Couto, as cores foram aproximadas às cores dominantes das capas dos seus livros, o que gerou uma app colorida com grande poder atrativo.  Por vezes é necessário acrescentar complexidade a algo simples para fugir ao aborrecido, aliando-se ao estilo flat e minimalista, uma paleta multicolor.  Aqui a cor serve duas funções: os painéis de cor servem para distinguir secções diferentes de conteúdo e funcionalidades na app, ao mesmo tempo que se traduz numa paleta complexa e vibrante, que expressa uma personalidade.

As apps são gratuitas e estão disponíveis para download:

       

 

 

          
0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *