All About Portugal | De um projeto de estágio para uma marca de sucesso
Há ideias assim: não sabemos bem como surgem, mas, depois de começarem, não as conseguimos parar. Elas ganham uma força própria e parece que só acalmam quando sabem que vão ser, finalmente, concretizadas e que vão ter oportunidade de brilhar. O All About Portugal nasceu de uma ideia assim. Começou informalmente nos corredores da InfoPortugal, com a ambição de criar um site de conteúdos sobre o nosso país. Estávamos em 2015 e Portugal começava a diferenciar-se como destino turístico, embora sem ainda anteciparmos os galardões que aí vinham como World’s Leading Destination pelos World Travel Awards, em 2017 e agora em 2018.
Percebemos, com naturalidade, que havia algo em comum entre quem se perde nos tesouros históricos de Guimarães, quem aprecia um bom vinho verde, quem ruma às planícies quentes do Alentejo ou mergulha nas lagoas açorianas, só para dar alguns exemplos. Há uma vontade de descoberta de Portugal que liga o turista ocasional ao emigrante português saudoso ou a quem cá mora todo o ano: o fascínio encantado por este cantinho à beira-mar. Quisemos, por isso, chegar ao leitor internacional e nacional apaixonado (ou em vias de se apaixonar) pelo nosso país.
Na altura, esta era uma lacuna no panorama digital do turismo em Portugal. A ideia foi ganhando força e tornou-se quase obrigatório passá-la para o papel e, naturalmente, para o digital. Para isso, a InfoPortugal foi à procura de parceiros junto da comunidade académica e científica do Porto.
O projeto piloto
Na InfoPortugal levamos os projetos de estágio muito a sério e foi com entusiasmo e confiança que acolhemos o Rui Martins, formado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). A missão do Rui era criar do zero o site All About Portugal, uma experiência que, em conversa comigo, descreveu como “uma oportunidade rara de entrada no mercado de trabalho, com um projeto desafiante do ponto de vista tecnológico e editorial.” E salientou que “poder contar com a gigante base de dados de Pontos de Interesse georreferenciados e com a participação da equipa multidisciplinar da InfoPortugal foi muito enriquecedor” para a sua formação profissional.
Depois de terminada a versão 1.0 de desenvolvimento técnico do projeto, que culminou num site com conteúdos fornecidos pela base de dados de Pontos de Interesse Turístico da InfoPortugal, era preciso dar mais um passo em frente. Nesta primeira fase, o site estava em piloto automático: era fornecido apenas de conteúdos estáticos, que não conseguem envolver e reter os utilizadores. Tornou-se essencial melhorar as principais métricas e, sobretudo, aumentar o tempo de permanência dos leitores. Era fundamental criar conteúdos dinâmicos e SEO friendly, sendo que também sentimos cada vez mais a urgência de estar presente nas redes sociais e projetar a marca no estrangeiro.
Conteúdos e mais conteúdos
Enquanto Coordenador de Conteúdos, fui desafiado pela direção da empresa para desenvolver novas funcionalidades e adicionar conteúdos ao site. Formámos a equipa de conteúdos pioneira do All About Portugal para alcançar este objetivo. Sara Quelhas, editora da equipa de redação, descreve o desafio como “um reforço da identidade editorial da InfoPortugal, com a ambição de ecoar além-fronteiras”. Para chegar a bom porto, “juntamos ao potencial inegável do turismo as capacidades criativas e irreverentes de uma equipa experiente e plural, com qualidade e sem medo de encarar a exigência de um projeto imaginado do zero”.
Um dos primeiros passos foi a criação da página de eventos, uma agenda cultural com um guia de espetáculos, festivais e os principais acontecimentos da cultura a acontecer em Portugal. Depois adicionámos a página de artigos temáticos “Inspire-se”, na qual produzimos roteiros temáticos com uma estrutura que mantém a relação umbilical da InfoPortugal aos Pontos de Interesse Turístico. Desengane-se quem possa pensar que o trabalho principal está feito: ele está só a começar… E nós estamos prontos para a “luta”.
Há ainda muito trabalho por fazer e melhorar a experiência do utilizador no site. Temos a expectativa de continuar a adicionar novas funcionalidades e projetar a marca All About Portugal como uma montra dos conteúdos de turismo produzidos pela equipa editorial da InfoPortugal. Em Portugal e, sobretudo, no estrangeiro.
Por enquanto – e pese o desafio que ainda temos pela frente – o All About Portugal afirma-se cada vez mais como o ponto de encontro de quem está rendido a Portugal e não resiste a descobrir mais sobre o país. Acompanhe-nos nesta descoberta através do All About Portugal, do Facebook e do Instagram.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!