Case Study: Soluções de Turismo à medida para o território Douro Alliance
A InfoPortugal tem vindo a desenvolver vários suportes de comunicação e plataformas tecnológicas para a Douro Alliance, com o objectivo de promover o Turismo e divulgar, de forma atrativa, o que o território tem de melhor.
A Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro é uma associação que tem como objetivo criar uma plataforma de diálogo e partilha entre os diversos agentes de desenvolvimento relevantes para o crescimento urbano entre os Municípios de Vila Real, Peso da Régua e Lamego.
Foram várias as soluções que a InfoPortugal implementou ao longo de anos, o que torna este projeto um Case Study interessante, pois revela como soluções integradas de várias áreas – Editorial, Cartografia e Desenvolvimento Web e Mobile – são uma mais valia. Esta solução resultou nos seguintes produtos:
• Roteiros Turísticos “Saberes e Sabores”, “Ver Ouvir Sentir…” e o Roteiro Institucional para Vila Real, Peso da Régua e Lamego;
• Mapas Municipais em papel de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, com base cartográfica produzida pela equipa de Cartografia;
• Webmapping: produção de Mapas Interativos com pontos de interesse georreferenciados para o website da Associação;
• Conteúdos Multimédia: produção de Visitas Virtuais e modelos 3D para o site da Associação;
• Soluções Mobile: desenvolvimento de uma app para os sistemas operativos Android e iOS.
Cada produto envolveu vários serviços e equipas da InfoPortugal:
1. Editorial: a criação do Roteiro Turístico Institucional contemplou a produção de conteúdos, design e paginação, incluindo a arte final. Este roteiro é composto por 3 cadernos (um para cada município), com 36 páginas, no formato de 38 x 23,5 cm;
2. Editorial e Multimédia: os Roteiros Turísticos “Ver, Ouvir e Sentir/ Saberes e Sabores”, incluíram conteúdos editoriais, recolha fotográfica, tradução de textos, produção de mapas de contexto, design e paginação, incluindo a arte final. Estes roteiros, com 48 páginas cada um e formato de 21 x 15 cm, funcionam como um conjunto:
4. Desenvolvimento Web e Cartografia: Para implementar a solução de Webmapping, foram desenvolvidos Mapas Interativos destinados a apresentar a oferta turística, serviços e pontos de interesse no website da Associação. Estes foram criados de forma a serem igualmente compatíveis com outros canais de comunicação: smartphones, múpis, montras interativas.
5. Editorial e Multimédia: a modelação 3D e a criação de Visitas Virtuais são Conteúdos Multimédia que consistiram na produção de 6 visitas virtuais (duas por município) e modelação de 9 edifícios tridimensionais (três por município).
6. Soluções Mobile: desenvolvimento de uma aplicação mobile, em Português e Inglês. A aplicação disponibiliza informação completa sobre todos os pontos de interesse: O que Visitar, Onde Ficar, Onde Comer, Onde se Divertir, Onde Comprar, Saberes e Sabores. É possível aceder e ver a informação dos pontos de interesse de diferentes formas: realidade aumentada, pesquisa de pontos de interesse, mapa da região com cálculo de itinerários e galeria de imagens.
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