Turismo Regenerativo: viajar para deixar um impacto positivo

O Turismo Regenerativo é mais do que uma tendência, é uma mudança de paradigma. Para além de procurar minimizar os impactos negativos do Turismo, este conceito propõe melhorar os destinos visitados, deixando-os em melhores condições do que antes. Assim, o Turismo Regenerativo pretende ir além do Turismo Sustentável, que procura reduzir o impacto negativo e manter o equilíbrio, tendo como grande objetivo atuar de forma pró-ativa e contribuir para restaurar ecossistemas, valorizar comunidades locais e promover práticas que fortalecem a biodiversidade e a cultura, através de estratégias que envolvem o turista como agente ativo nesta mudança:

  • Conexão profunda com a Natureza: experiências que envolvem reflorestação, proteção de habitats e uso consciente dos recursos;
  • Empoderamento das comunidades: projetos que geram emprego, preservam tradições e incentivam economias circulares, através de parcerias com produtores locais, artesãos e guias locais para garantir que a riqueza gerada permanece na região.
  • Viagens com propósito: cada atividade é pensada para criar benefícios tangíveis, que podem passar por limpar trilhos, proteger a área florestal, apoiar a agricultura, entre outros.


Com os impactos das alterações climáticas e a pressão sobre destinos turísticos, os viajantes procuram experiências que não só respeitem o planeta, mas que contribuam para a sua recuperação. É uma forma de transformar o ato de viajar num gesto de responsabilidade e esperança.

Para saber mais sobre este tema e descobrir como pode implementar esta modalidade de Turismo, cada vez mais essencial por todo o território, entre em contacto connosco ou consulte as nossas Soluções de Turismo.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *