Gamificação do Turismo: Mapas que se transformam em Jogos

A gamificação é uma estratégia que veio para ficar no sector do turismo, utilizada para envolver os visitantesvalorizar o território e criar novas experiências. Quando aplicada a mapas, permite transformar a exploração de destinos numa jornada dinâmica, educativa e divertida, ao mesmo tempo que mantém o rigor informativo georreferenciado, e a identidade do local ou marca turística.

Vários municípios, museus e regiões turísticas já utilizam mapas com gamificação para atrair novos públicos e criar novas experiências turísticas que potenciem a visita várias vezes ao longo do ano. Os mapas podem ser a base para experiências gamificadas de turismo, sejam em papel ou digital, permitindo implementar várias dinâmicas de jogo:

  • Experiências lúdicas que estimulam a visita em família, atraindo crianças e jovens.
  • Organizar caças ao tesouro urbanas com pistas georreferenciadas.
  • Promover trilhos culturais com quizzes e curiosidades.
  • Lançar desafios, encontrar pontos turísticos, tirar fotografias em locais específicos para explorar roteiros.
  • Desbloquear recompensas: conteúdos exclusivos, descontos, brindes ou certificados digitais.
  • Acompanhar o progresso: o visitante vê o seu avanço no mapa, colecciona conquistas e partilha nas redes sociais.

Perante estas abordagens, os mapas prestam-se a uma ótima adaptação para jogo, logo à partida, porque podem servir de cenário para um jogo de exploração ou de estratégia proporcionando bons momentos de convívio e descoberta de novos locais e curiosidades:

  • Criação de Roteiros em realidade aumentada: criar jogos e desafios que levam os utilizadores a “conquistar” monumentos e outros pontos de interesse, seguindo um roteiro pré-definido ou criar um roteiro como forma de progredir no jogo: https://infoportugal.pt/2023/05/26/estagio-em-design-de-jogos-em-realidade-aumentada/
  • Jogo de exploração 3D: a realidade aumentada permite inserir sobre o mapa elementos de jogo que os utilizadores podem interagir para jogar sobre um mapa em papel já existente, dando uma nova vida ao suporte: https://infoportugal.pt/2025/07/03/jogo-sobre-modelo-digital-de-terreno-3d/
  • App: aplicações móveis que tornam uma cidade real num cenário de um jogo digital: https://infoportugal.pt/2023/07/28/app-de-turismo-com-gamification/
  • Caça ao tesouro urbana: O visitante recebe pistas no mapa e tem de encontrar locais históricos ou curiosos, resolvendo enigmas para avançar. https://infoportugal.pt/2022/02/04/gamification-no-turismo/
  • Escape rooms: No interior de museus ou monumentos, é possível criar escape rooms virtuais que desafiem grupos a resolver enigmas e encontrar pistas para encontrar a saída. Este tipo de experiência, quando associado a um local físico, tem um forte potencial para atrair públicos diversos, ao combinar elementos educativos e lúdicos.
  • Jogos de Estratégia e de Tabuleiro: Com um mapa em papel, é possível criar um jogo de tabuleiro envolvente ao adicionar marcadores e um baralho de cartas com regras e sistema de pontuação. Esta abordagem transforma o mapa numa ferramenta lúdica e educativa, capaz de reunir toda a família em diferentes ocasiões. A reutilização do mesmo mapa em várias situações aumenta o interesse, promove a interação e incentiva o colecionismo.
  • Eventos e Mapas temáticos: Mapas digitais com desafios temporários que incentivam a visita a diferentes espaços do evento.

Os benefícios de rentabilizar mapas para criar novo interesse com gamificação para o turismo são significativos. Uma solução bem estruturada pode aumentar o envolvimento e proporcionar uma experiência mais interativa e agradável ao visitante.

A InfoPortugal tem experiência na criação de mapas, aliando a Cartografia com o Turismo, em soluções chave-na-mão. Sejam mapas em papel ou mapas digitais interativos, podemos integrar funcionalidades de gamificação em soluções para municípios, regiões turísticas, museus e eventos.

Para saber mais sobre este tema entre em contacto connosco ou consulte as nossas Soluções de Turismo.

0 comentários

Deixe um Comentário

Quer participar da discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *