Projeto Ortofotocartografia da Região Autónoma da Madeira de 2018/19
A InfoPortugal desenvolveu para a Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA), uma cobertura de ortofotomapas ao longo do território do arquipélago da Madeira (Ilha da Madeira, Ilha de Porto Santo, Ilhas Selvagens e Desertas).
Tratam-se de ortofotomapas com uma resolução de 10 centímetros por pixel à escala de 1 para 2000, compostos por imagens digitais e de cor natural, obtidas a partir de fotografia aérea digital e posteriormente ortorretificadas.
A técnica de produção destes ortofotomapas denomina-se por “True Ortho” ou “DSM Ortho”. Isto significa que através deste processo se conseguem conceber ortofotomapas verdadeiros. O True Ortho trata-se de uma técnica que permite eliminar o rebatimento dos edifícios, aumentando assim a precisão geométrica do topo dos mesmos, minimizando o efeito de ocultação de ruas e passeios em zonas de maior densidade urbana.
O conjunto da ortofotocartografia desenvolvida totaliza 647 ficheiros (539 da ilha da Madeira, 54 da ilha do Porto Santo, 38 das ilhas Desertas e 16 das ilhas Selvagens), com resolução espacial de 10 cm, georreferenciados no sistema de coordenadas PTRA08-UTM/ITRF93 (EPSG 5016).
Incluiu:
1- Cobertura aerofotográfica,
2 – Apoio Fotogramétrico.
3 – Triangulação Aérea.
4 – Geração do Modelo Digital do Terreno, por folha.
5 – Retificação diferencial e geração dos ortofotomapas e mosaicos, sem execução das respetivas saídas gráficas.
A InfoPortugal disponibiliza de recursos técnicos e humanos qualificados e especializados na ortofocartografia, preparados para a produção de ortofotomapas verdadeiros da mais alta qualidade. Comprove o nosso trabalho descarregando aqui os ortofotomapas obtidos com o projeto Ortofocartografia da Região Autónoma da Madeira de 2018/19.
Deixe um Comentário
Quer participar da discussão?Sinta-se à vontade para contribuir!